HD Hyundai apresenta o primeiro projeto de embarcação movida a SMR desde a parceria com Bill Gates

HD Hyundai apresenta o primeiro projeto de embarcação movida a SMR desde a parceria com Bill Gates

A Korea Shipbuilding & Offshore Engineering (KSOE), uma holding intermediária de construção naval do HD Hyundai Group, revelou pela primeira vez entre as empresas coreanas um conceito de projeto específico de um pequeno navio movido a reator modular (SMR).

A KSOE anunciou que está promovendo o projeto básico de uma embarcação movida a SMR de 240 megawatts (MW) na indústria SMR. A KSOE informou que o conceito do projeto tem quatro conjuntos de 60 megawatt. Esta foi a primeira vez que o projeto da empresa para um navio movido a SMR foi divulgado em detalhes.

Um SMR é um reator nuclear com uma potência elétrica inferior a 300 megawatts.

Um reator nuclear será colocado no fundo da instalação e uma plataforma que produz combustível livre de carbono, como o hidrogênio, ficará no topo do meio flutuante. Se o hidrogênio produzido dessa maneira puder ser fornecido a um preço baixo, isso pode aumentar a competitividade dos navios ecologicamente corretos dos construtores navais coreanos, dizem os especialistas. O HD Hyundai Group, que introduziu um motor híbrido GNL/hidrogênio pela primeira vez na Coreia, estabeleceu a meta de desenvolver um motor a hidrogênio perfeito até 2025.

A KSOE também investiu US$ 30 milhões na TerraPower em novembro do ano passado. A TerraPower é uma empresa SMR fundada pelo fundador da Microsoft, Bill Gates. O projeto visa construir um SMR no estado de Wyoming, nos Estados Unidos, até 2030.

A Samsung Heavy Industries concluiu um projeto conceitual de uma barcaça elétrica para um reator compacto de sal fundido (CMSR), um tipo de SMR, em janeiro e recebeu uma certificação do American Bureau of Shipping (ABS).

Fonte: Portos e Navios