Governo envia 71 bombeiros militares para combate aos incêndios no Mato Grosso do Sul

Governo envia 71 bombeiros militares para combate aos incêndios no Mato Grosso do Sul

Efetivo da Força Nacional de Segurança Pública será aumentado; Queda de helicóptero em Mato Grosso deixa três feridos

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) informou nesta sexta-feira (9) que vai reforçar o efetivo da Força Nacional na região do Pantanal do Mato Grosso do Sul, no combate a incêndios no local. Ao todo, serão 71 bombeiros militares mobilizados temporariamente do Distrito Federal e de Santa Catarina.

“Os militares do Distrito Federal partirão nesta sexta-feira (9) e os de Santa Catarina também estão em processo de mobilização e já se encontram no estado combatendo o fogo”, comunicou o ministério, em nota.

De acordo com o secretário Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senasp/MJSP), Renato Paim, o envio emergencial está sendo tratado com os Estados desde quando o ministro manifestou apoio ao Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O Ministério informou, ainda, que os militares atuarão na região por 30 dias, prazo que poderá ser prorrogado.

Queda do helicóptero da Força Nacional

Em nota Conjunta, o Ministério da Justiça e Segurança Pública e Ministério da Defesa, informaram que um helicóptero da Força Nacional de Segurança Pública, caiu nesta quinta-feira (8), na região de Poconé (MT).

Segundo a nota dos ministérios, os três tripulantes, que trabalhavam no combate às queimadas na região do Pantanal, foram socorridos e transportados do local do acidente em um helicóptero da Marinha do Brasil. Em Cuiabá (MT), eles receberão o atendimento médico.

Um dos tripulantes sofreu fratura exposta na perna. Os primeiros socorros foram prestados por equipe de apoio da Força Nacional enviada para o resgate. As causas do acidente ainda serão investigadas.

Sem chuvas

Com previsões meteorológicas indicando maior concentração de chuvas em algumas regiões de Mato Grosso do Sul somente a partir do dia 20 de outubro, o tempo seco e a baixa umidade relativa do ar continuam sendo os maiores desafios da força-tarefa criada pelo Governo do Estado para combater os incêndios florestais, especialmente no Pantanal. /

*Com informações do Governo Federal / Foto: divulgação CBMS