Encontro dos Portos sobre o Sistema Desempenho Portuário traz recorde de participação

Encontro dos Portos sobre o Sistema Desempenho Portuário traz recorde de participação

Foi realizado nos dias 18 e 19 o 30º Encontro dos Portos sobre o Sistema Desempenho Portuário da ANTAQ. O evento, que aconteceu no Porto de Vitória (ES), contou com o apoio da Vports, primeiro porto totalmente concedido do país.

O encontro é promovido pela autarquia com todos os portos organizados do país e terminais privados para tratar de assuntos relacionados ao envio de dados ao Sistema de Desempenho Portuário, responsável por alimentar o Painel Estatístico Aquaviário da ANTAQ.

O objetivo do encontro foi debater sobre a qualidade dos dados, tratar de sugestões para manutenções evolutivas e correções relacionadas à problemas no sistema.

Esse é o primeiro evento presencial desde 2019, após o advento da pandemia do coronavirus, o que gerou um recorde de participação com quase 60 integrantes entre técnicos e funcionários dos portos e terminais brasileiros.

O encontro contou com a presença do superintendente de Desempenho, Desenvolvimento e Sustentabilidade (SDS) da ANTAQ, José Renato Fialho. Ele afirmou que o encontro serve para estreitar laços entre portos, terminais e autarquia que fazem com que o sistema de dados e de coleta de informações seja referência mundial.

“SDP, assim como o Estatístico Aquaviário, são únicos no mundo, tanto em relação à tempestividade como à quantidade de dados e indicadores, e isso só é possível pela parceria que temos com os técnicos dos portos organizados e terminais privados. Encontros como esse são importantes para o estreitamento da relação entre as equipes, além, claro, da troca de experiências”, disse.

Debates e visita ao porto

Além do superintendente da SDS, o encontro contou com a presença de integrantes da Superintendência de Desempenho, Desenvolvimento e Sustentabilidade. Entre eles o gerente substituto da Gerência de Estatística e Avaliação de Desempenho (GEA-ANTAQ), Leopoldo Kirchner, que afirmou que o encontro serviu para representantes da autarquia, terminais privados e portos públicos conhecerem as transformações trazidas pela Vports ao Porto de Vitória.

“Foi uma experiência muito boa onde o porto de Vitória pode mostrar como tem sido a transformação ocorrida desde a sua privatização, que aconteceu há 9 meses. O primeiro dia foi marcado por toda uma agenda de apresentações da ANTAQ. Já o segundo tivemos uma agenda da Vports onde pudemos fazer visitas ao Cais de Capuaba, ao centro de controle de VTMIS do porto, além de apresentação institucional da empresa”, comentou.

Fonte: Portos e Navios