Doze chefes de Estado e governo confirmam presença na Copa

Doze chefes de Estado e governo confirmam presença na Copa

Ao menos 12 chefes de Estado e de governo já confirmaram que virão à Copa do Mundo, entre junho e julho, apurou o Valor PRO — serviço de informação em tempo real do Valor. A presidente Dilma Rousseff deverá ter diversos encontros bilaterais durante o mundial de futebol, em uma tentativa de conciliar a sua agenda internacional, relegada este ano em função da campanha eleitoral.

Jacob Zuma, presidente da África do Sul; Angela Merkel, primeira-ministra da Alemanha; Cristina Kirchner, presidente da Argentina; Bakir Izetbegovic, presidente da Bósnia-Herzegovina; Michelle Bachelet, presidente do Chile; Xi Jinping, presidente da China; Zoran Milanovic, primeiro-ministro da Croácia; John Mahama, presidente de Gana; Willem-Alexander, rei da Holanda; Pedro Passos Coelho, premiê de Portugal; Vladimir Putin, presidente da Rússia; e Didier Burkhalter, presidente da Suíça, já confirmaram ao governo brasileiro que visitarão o país. A expectativa é a de vinda de todos os chefes de Estado e de governo da América do Sul, cujos países tenham seleção disputando as partidas da Copa do Mundo.

Apesar de a Índia não participar do mundial, o novo primeiro-ministro do país asiático, Narendra Modi, também é aguardado pelo governo brasileiro, ao menos para a final, no dia 13 de julho no Estádio do Maracanã. Isso porque a Copa precede o encontro dos líderes do Brics, em Fortaleza (CE).

Além do convite formal de Dilma a todos os mandatários de países que terão times disputando a taça, a Fifa garante espaço a chefes de Estado e altas delegações na tribuna de honra dos estádios nos quais as respectivas seleções dos países entram em campo. Oficialmente, apenas os encontros bilaterais com Angela Merkel e o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foram anunciados. Mas a diplomacia brasileira confirma diversos pedidos para reuniões bilaterais durante o mundial.

Valor: Bruno Peres e André Borges / Foto: divulgação – Arena da Amazônia