Doença nova causada por Covid-19 em crianças não é a de Kawasaki, diz estudo

Doença nova causada por Covid-19 em crianças não é a de Kawasaki, diz estudo

Estudo reitera que condição rara observada em algumas crianças infectadas pelo Sars-CoV-2 é nova; Inglaterra, Itália e EUA reportam 200 casos de crianças infectadas

Em abril deste ano, pesquisadores de vários países europeus anunciaram a identificação de uma nova síndrome inflamatória em crianças com Covid-19. Segundo os primeiros estudos, a condição teria sintomas parecidos com os da doença de Kawasaki, o que levou os especialistas a acreditarem que o novo coronavírus levasse ao desenvolvimento desse problema pediátrico raro.

A doença de Kawasaki é uma vasculite que faz com que a artéria coronária da criança não se desenvolva conforme o crescimento. Como resultado, esse vaso sanguíneo fica pequeno demais para o coração e menos sangue do que o necessário chega ao órgão.

Entretanto, um estudo publicado nesta segunda-feira (8/7) no Journal of the American Medical Association reitera o que outras pesquisas vêm mostrando: a condição observada nas crianças com Covid-19 não é a mesma.

A pesquisa, liderada pelo Imperial College London, na Inglaterra, identificou os sintomas do que os especialistas chamaram de síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica temporariamente associada ao Sars-CoV-2 (PIMS-TS, na sigla em inglês).

Ao contrário da doença de Kawasaki, que costuma aparecer antes dos 5 anos de idade, a PIMS-TS afeta crianças mais velhas, com cerca de 9 anos, e causa dores abdominais, diarreia e febre persistente.

“Nossa análise mostrou que esta é realmente uma nova condição”, contou Julia Kenny, uma das pesquisadoras, em comunicado. “Quando não tratada, existe o risco de complicações graves em crianças muito doentes, mas com a identificação e o tratamento precoces, o prognóstico é excelente.”

Acredita-se que a condição seja extremamente rara, mas há preocupações com danos coronários de longa duração. Menos de 200 casos de PIMS-TS foram relatados na Inglaterra nos últimos meses e a maioria das crianças já se recuperou.

Embora a equipe não possa afirmar com certeza que a PIMS-TS é causada pela Covid-19, 45 das 58 crianças analisadas no estudo apresentavam evidências de já terem desenvolvido a doença causada pelo novo coronavírus ou de estarem infectadas durante a investigação. De acordo com os pesquisadores, isso sugere que a condição está associada ao Sars-CoV-2 e talvez seja resultado de uma reação exagerada do sistema imunológico.

Por esse motivo, os especialistas também ressaltam que entender mais sobre a PIMS-TS pode ajudar na compreensão da Covid-19 e seus efeitos, mesmo em adultos.

*As informações são da revista Galileu

Síndrome Inflamatória Multissistêmica em Crianças

Os sintomas começam com dores no estômago e vômito, seguidos de febre e, em alguns casos, manchas vermelhas pelo corpo. A maioria dos casos aparece de duas a seis semanas após a infecção pelo novo coronavírus e os sintomas podem evoluir para problemas cardíacos, renais e neurológicos, podendo levar à morte.

Autoridades de saúde dos EUA alertam que crianças com suspeita da Síndrome Inflamatória Multissistêmica precisam de atendimento médico urgente, porque a infecção das artérias atrapalha o fluxo sanguíneo e pode provocar falência do coração, informou o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC).

A Sociedade Brasileira de Pediatria também fez um alerta a respeito dessa doença relacionada à COVID-19. Em maio, o Governo de São Paulo divulgou que 1.004 crianças testaram positivo para coronavírus, incluindo a morte de 4 crianças por Covid-19.

Foto: divulgação