Dilma Rousseff nomeia nova diretoria da ANTAQ

Dilma Rousseff nomeia nova diretoria da ANTAQ

A presidenta Dilma Rousseff nomeou Mario Povia, Fernando Fonseca e Adalberto Torkaski para a nova diretoria da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), conforme decreto publicado nesta segunda-feira, 05 de maio, no Diário Oficial da União.

O mandato de Povia, que também foi nomeado diretor-geral da agência, vai até 18 de fevereiro de 2016. Fonseca cumprirá mandato até 18 de fevereiro de 2017, e Adalberto Torkarski terá seu mandato encerrado em 18 de fevereiro de 2018.

Os três diretores tiveram as indicações aprovadas durante sessão plenária do Senado Federal no dia 09 de abril. As sabatinas de Povia e Fonseca aconteceram no dia 26 de março na Comissão de Serviços de Infraestrutura da Casa e no dia 02 de abril ocorreu a avaliação de Adalberto Torkaski.

No plenário, Mario Povia teve o nome aprovado por 48 votos a favor e oito contra, enquanto Fernando Fonseca teve 44 votos a favor, oito contra e uma abstenção. Torkaski obteve 48 votos a favor e 10 contra.

Diretores interinos da ANTAQ há mais de um ano, Fonseca e Povia, em suas exposições durante a sabatina na Comissão de Infraestrutura, abordaram diversos assuntos relacionados ao transporte aquaviário, entre os quais: o novo marco regulatório do setor portuário, a produção de estatísticas feita pela agência, a importância do desenvolvimento hidroviário e a contribuição do transporte multimodal para a logística do país.

Tokarski, por sua vez, que era superintendente de Navegação Interior da ANTAQ desde agosto de 2011 e gerente de Desenvolvimento e Regulação da Navegação Interior entre os anos 2006 e 2011, destacou o potencial hidroviário do País e a integração dos modais de transportes.

Quem é quem

Mário Povia é formado em Direito pela Universidade Paulista e em Engenharia Operacional Elétrica pelo Mackenzie. Na Agência, onde ingressou por concurso público, em janeiro de 2006, ocupou, entre outros cargos, os de superintendente substituto de Fiscalização e superintendente de Portos. Desde dezembro de 2012, vinha exercendo o cargo de diretor interino da ANTAQ.

Fernando Fonseca é formado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia do Triângulo Mineiro. Sua experiência profissional no setor começou em 1983, na extinta Portobrás. Com atuação na ANTAQ desde 2002, ingressou no quadro efetivo da Agência, em 2005, onde ocupou os cargos de gerente de Regulação Portuária e de superintendente substituto de Portos. Nesta oportunidade, deixa o cargo de diretor interino da Agência, que vinha exercendo desde dezembro de 2012.

Adalberto Tokarski é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Goiás. Ingressou na ANTAQ em 2006, onde ocupou os cargos de gerente de Desenvolvimento e Regulação e, desde 2008, de superintendente da Superintendência de Navegação Interior.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social/ANTAQ – Foto: AFP