Dilma inaugura porto em Cuba e anuncia mais investimentos

Dilma inaugura porto em Cuba e anuncia mais investimentos

Presidente inaugurou a primeira fase do Porto de Mariel e afirmou que há várias empresas brasileiras interessadas na segunda etapa do porto

Em sua segunda visita a Cuba como presidente do Brasil, Dilma Rousseff inaugurou a primeira fase do Porto de Mariel e afirmou que há várias empresas brasileiras interessadas na segunda etapa do porto, que contará com investimentos de 290 milhões de dólares.

Segundo a presidente, uma vez em funcionamento, o porto que obteve financiamento brasileiro por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), poderá aumentar “substancialmente” o volume de comércio da ilha, um dos três maiores do Caribe.

“O Brasil acredita e aposta no potencial humano e econômico de Cuba”, disse Dilma durante a cerimônia no Porto de Mariel, a 45 quilômetros a leste de Havana.

O uso do BNDES para o financiamento do porto foi alvo de críticas da oposição brasileira, por considerar que os recursos deveriam ser aplicados no próprio Brasil e não na ilha socialista.

“O Brasil orgulha-se de se associar a Cuba neste que é primeiro porto terminal de containeres do Caribe com capacidade de se integrar à cadeia logística interoceânica”, afirmou a presidente.

Segundo Dilma, o Brasil financiou, por meio do BNDES, 802 milhões de dólares na primeira fase de Mariel. A segunda fase será a “a implantação da zona especial de desenvolvimento de Mariel, que se tornará peça-chave para a promoção do desenvolvimento econômico cubano”, disse Dilma.

Fonte: Reuters / Foto: Roberto Stuckert Filho/(PR )