Dilma é considerada 4ª mulher mais poderosa do mundo pela Forbes

Dilma é considerada 4ª mulher mais poderosa do mundo pela Forbes

A presidente Dilma Rousseff foi considerada a quarta mulher mais poderosa do mundo pela revista Forbes. No ano passado, porém, ela estava em segundo. A dirigente da Petrobras, Graça Foster, também tem seu lugar no ranking de 2014 da publicação, na 16ª posição.

A lista das cem mulheres mais poderosas é encabeçada pela primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, seguida pela presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Janet Yellen. Em terceiro lugar, aparece Melinda Gates, filantropista e fundadora da Fundação Bill & Melinda.

Após Dilma, o quinto posto está com Christine Lagarde, diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI). Na sequência, na sexta posição, figura Hillary Clinton, ex-secretária de Estado americana.

Completando os dez primeiros lugares no ranking da Forbes, estão Mary Barra, executiva-chefe da General Motors (GM), em sétimo, Michelle Obama, primeira-dama dos Estados Unidos, em oitavo, Sheryl Sandberg, diretora operacional do Facebook, em nono, e Virgina Rometty, executiva-chefe da IBM, em décimo.

Na lista de 2014, a Forbes destacou haver nove chefes de Estado responsáveis por um Produto Interno Bruto (PIB) combinado de US$ 11,1 trilhões e por 641 milhões de cidadãos. Há ainda 28 executivas-chefes que controlaram US$ 1,7 trilhão em receitas anuais.

O ranking traz 18 estreantes, como Yellen, e a presidente do Banco da Rússia, Elvira Nabiullina. Merkel, por sua vez, apareceu dez vezes nas últimas 11 edições da lista, sendo nove vezes em primeiro lugar.

Fonte: Valor