Crescimento na capacidade de navios pode desacelerar em 2014

Crescimento na capacidade de navios pode desacelerar em 2014

Um número recorde de navios já foram vendidos para a sucata nos últimos dois meses

A frota de porta-contêineres mundial deverá crescer em ritmo mais lento em mais de uma década. A taxa de crescimento na capacidade prevista é estimada em 5,5%, o que seria o menor aumento anual desde 1999, com uma onda de demolições de cargueiros e diferimentos de entregas o objetivo seria reduzir o nível recorde de novas entregas de navios com vencimento em 2014.

Embora 1,65 Mteu de nova capacidade estejam previstos para entrega este ano, o que representa 9,6% da frota total no início de janeiro, ele vai ser compensado por um sucateamento projetado de 500.000 TEU e 200.000 TEU de adiamentos de entrega, o que raspa alguns 4,1% fora a taxa de crescimento projetada.

Os navios de demolição deverão atingir um novo recorde anual conduzido pelo recente êxodo de navios panamax indesejados, que deverão formar mais da metade da capacidade a ser demolido este ano.

Um número recorde de navios já foram vendidos para a sucata nos últimos dois meses, liderado pela Maersk e pela Hanjin Shipping, que estão no meio da eliminação de cerca 27 unidades de entre 3.600 e 5.300 Teus. Eles vão se juntar ao COSCO que tinha desfeito oito unidades de 700-4,200 TEU nas últimas semanas sozinho, com mais alienações esperadas ainda este ano.

Fonte: Guia Marítimo