Covid-19: Forças Armadas atuam na distribuição de vacinas pelo País

Covid-19: Forças Armadas atuam na distribuição de vacinas pelo País

Militares realizam ação em apoio ao Ministério da Saúde

Nesta terça-feira (19), aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), iniciaram a distribuição da vacina CoronaVac contra a Covid-19 por todo o Brasil. Segundo informações do Ministério da Defesa, uma aeronave partiu de Brasília em direção a Tabatinga, município do Amazonas, carregando 10 mil doses de vacinas contra o novo coronavírus. Esse lote, que em grande parte imunizará indígenas, integra a carga para atender a Região Norte.

“Aaeronave prosseguiu para fazer novas entregas nas capitais de Roraima e de Rondônia, Boa Vista e Porto Velho, respectivamente. Já os imunizantes encaminhados para Tabatinga e também para a capital do Amapá, Macapá, foram transferidos para aviões C-97, também da FAB”, disse a Defesa, em nota.

O porta-voz do Ministério da Defesa, Almirante Carlos Chagas, enfatizou que Marinha, Exército e Aeronáutica estão à frente de campanhas de vacinação. “O esforço é grande. Nós, nesse primeiro momento, estamos atingindo 11 capitais brasileiras. Isso demonstra o comprometimento das Forças Armadas com a população brasileira”, destacou em nota publicada pela Defesa.

O Plano Nacional de Vacinação, determina a cooperação do Ministério da Defesa com o Ministério da Saúde na distribuição de vacinas.

Conforme o Ministério da Saúde, inicialmente, as vacinas são destinadas para imunização de pessoas de grupos de risco como indígenas, idosos e profissionais de saúde.