Coreia do Sul inicia resgate de navio que afundou com 459 estudantes

Coreia do Sul inicia resgate de navio que afundou com 459 estudantes

Estão confirmadas duas mortes, mas continuam desaparecidas 293 pessoas

Navios da guarda costeira da Coreia do Sul iniciaram a operação de resgate aos passageiros de um ferry que estava naufragando na costa sudeste do país na manhã desta quarta-feira (16), noite de terça-feira no Brasil, segundo informações divulgadas pela a agência de notícias coreana Yonhap. Estão confirmadas duas mortes, mas continuam desaparecidas 293 pessoas.

Segundo a agência, ao menos 130 dos cerca de 450 passageiros já foram retirados da embarcação, que se encontra a cerca de 20 km da costa.  O ferry, que transportava estudantes, fazia a rota entre o porto de Incheon (oeste) e a ilha de Jeju (sul) quando emitiu o sinal de socorro para a guarda costeira do país.

“O navio está afundando. Há cerca de 450 pessoas a bordo e enviamos barcos da guarda costeira e navios na região para socorrê-los. Helicópteros também estão envolvidos na operação”, declarou um porta-voz da guarda costeira, por telefone, à agência de notícias France Presse.

“O ferry está jogando e precisamos nos agarrar a qualquer coisa”, revelou, por telefone celular, um passageiro ao canal YTN news, segundo a AFP.

Embarcação

Esta embarcação – que faz a travessia Incheon-Jeju duas vezes por semana – foi construída em 1994, tinha 146 metros de comprimento e 22 de largura. Tinha capacidade para transportar um máximo de 921 pessoas, 180 veículos e 152 contentores.

As operações de salvamento incluem cerca de 40 navios da Guarda Costeira e das Forças Armadas sul-coreanas, helicópteros e mergulhadores da Marinha. Dois anfíbios da Marinha norte-americana que estavam a realizar exercícios militares foram também enviados para a zona.

Fonte: G1 São Paulo / Foto: Público.PT