Conselho da Transpetro elege novo presidente da empresa

Conselho da Transpetro elege novo presidente da empresa

Escolhido foi Antônio Rubens Silva Silvino.  Ele era gerente executivo corporativo do abastecimento da Petrobras

A Petrobras informou que o conselho da administração da Petrobras Transporte S.A. (Transpetro), em reunião realizada nesta quarta-feira (17), designou Antônio Rubens Silva Silvino para exercer a presidência da companhia.

Silvino exercia o cargo de gerente executivo corporativo do abastecimento da Petrobras.

A presidência da Transpetro estava sendo exercida, interinamente, pelo diretor da subsidiária Cláudio Ribeiro Teixeira Campos, que assumiu o posto depois da saída de Sérgio Machado, há alguns meses.

O presidente da Transpetro, Sérgio Machado, entregou o cargo no dia 5 de fevereiro. Ele comandava a subsidiária da Petrobras há 12 anos. Machado estava de licença desde novembro, quando foi acusado pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa por pagamento de propina nos casos de irregularidades investigadas pela Operação Lava Jato.

À época, Sérgio Machado afirmou que decidiu sair depois que a ex-presidente da Petrobras, Graça Foster, e cinco diretores entregaram os cargos.

Petroleiros param atividades em protesto contra venda da Transpetro

Os trabalhadores da Petrobras Transporte (Transpetro), com apoio da categoria petroleira e de seus sindicatos, participam do Dia Nacional de Luta pela Reincorporação da Transpetro, contra a privatização da Petrobrás. Em Sergipe, desde as primeiras horas da manhã, servidores se concentraram em frente à Tecarmo, no bairro Atalaia.

Eles parram as atividades e segundo eles, a mobilização está sendo impulsionada pela Federação Nacional dos Petroleiros (FNP). A data representa o aniversário de 17 anos de fundação da Transpetro.

Contra as privatizações

Ainda segundo o órgão, a Petrobras já divulgou a contratação de instituições financeiras para prepararem o seu fatiamento. Diante da atual crise na mais importante estatal do país, os funcionários da Transpetro estão vendo parte do seu controle acionário e parte da BR-Distribuidora correndo o risco de ser privatizada, além da venda das Usinas Termelétricas (UTEs) e das FAFENs, de plataformas e até o desmembramento das áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) e do Compartilhado em empresas terceirizadas prestadoras de serviços.

Fonte: G1 / SE