Companhia Docas do Maranhão tem suas atividades encerradas pela União

Companhia Docas do Maranhão tem suas atividades encerradas pela União

Estatal é a primeira empresa de controle direto da União a ser extinta; última liquidação de estatal ocorreu em 2008

O Governo Federal anunciou que foi concluído nesta quarta-feira (9), o processo de liquidação da Companhia Docas do Maranhão (Codomar) – estatal que era responsável pela administração, manutenção e melhoria de vias navegáveis e portos fluviais e lacustres. O fechamento definitivo da empresa representará uma economia anual de cerca de R$ 8,4 milhões aos cofres públicos da União.

De acordo com o Governo, “esse foi o primeiro processo de dissolução de empresa estatal federal de controle direto da União finalizado pela atual gestão. A última estatal de controle direto a ser liquidada foi a Companhia de Navegação do São Francisco (Franave), que entrou em liquidação em 22 de janeiro de 2007 e encerrou em 30 outubro de 2008”.

A Codomar foi incluída no Programa Nacional de Desestatização (PND) por meio do Decreto nº 9.265, de 10.01.2018, por proposta do Conselho Nacional de Desestatização (CND).  Constituída em 1974, a estatal nos últimos quatro exercícios de operação (2014 a 2017) teve um prejuízo acumulado de R$ 64 milhões.

O processo de dissolução da empresa foi coordenado pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), do Ministério da Economia, e executado pelo Ministério da Infraestrutura.

*Com informações do Gov.Br/ Foto: divulgação Porto Fluvial