Comissão da Câmara vai ouvir Graça Foster sobre denúncia de propina

Comissão da Câmara vai ouvir Graça Foster sobre denúncia de propina

Denúncias envolvem contratos firmados entre a estatal e a empresa SBM Offshore

A presidente da Petrobras, Graça Foster, será convidada, nos próximos dias, para explicar aos deputados da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara detalhes sobre as denúncias envolvendo contratos firmados entre a estatal e a empresa SBM Offshore. Pelo requerimento aprovado há pouco, o colegiado espera ouvir o que a Petrobras tem feito sobre a suspeita de irregularidades, desde que o caso foi divulgado. A expectativa é que a audiência pública com Foster ocorra ainda este mês.

O convite foi aprovado um dia depois que os parlamentares decidiram criar uma comissão externa para acompanhar a investigação sobre pagamento de propina pela empresa, sediada na Holanda, a funcionários da estatal brasileira. Pelas denúncias divulgadas por partidos de oposição ao governo, o pagamento seria feito para garantir contratos de locação de plataformas petrolíferas entre 2005 e 2012.

A presença de Graça Foster independe da instalação da comissão externa, que terá integrantes indicados pelos partidos. De acordo com a Mesa Diretora da Câmara, o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), deve definir hoje (12) o tamanho do colegiado e os primeiros prazos.

Enquanto isto não ocorre, a Comissão de Fiscalização e Controle decidiu convidar também o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para falar sobre o mesmo assunto.

Fonte: Agência Brasil