COM A PRESENÇA DO SISTEMA TRANSPORTE, INTERMODAL 2024 ACONTECE COM RECORDE DE EXPOSITORES

COM A PRESENÇA DO SISTEMA TRANSPORTE, INTERMODAL 2024 ACONTECE COM RECORDE DE EXPOSITORES

A 29ª Intermodal South America, tradicional evento que reúne profissionais e empresas de diversas partes do mundo para discutir as tendências de uma das atividades mais estratégicas da atualidade, acontece até esta quinta-feira, 7 de março, no São Paulo Expo. onde mais de 500 marcas expositoras, de 15 países, apresentam soluções para toda a cadeia logística, de ponta a ponta, fazendo desta edição a maior já realizada. A expectativa é receber mais de 43 mil profissionais durante os três dias de evento.

O evento, que conta com a participação do Sistema Transporte, reúne o ecossistema da logística, do transporte de cargas e infraestrutura, além dos desenvolvedores de tecnologia e inteligência associada à operação logística, de vários países. A proposta é promover intercâmbio de conhecimento, oportunidades de negócios e o desenvolvimento geral da atividade.

Durante a cerimônia de abertura, o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, destacou que a multimodalidade é, hoje, ferramenta indispensável para superar os desafios que o Brasil enfrentará nos próximos anos. “A capacidade de integrar diferentes modais de transporte não apenas aumenta a eficiência da cadeia logística, mas também contribui para a redução de custos e para a sustentabilidade ambiental.”

Vander Costa afirmou que o Sistema Transporte tem trabalhado em prol da multimodalidade e da melhoria da infraestrutura. “Por meio de projetos, pesquisas, iniciativas e ações junto aos Poderes Públicos e aos empresários dos mais variados ramos de atuação, estamos buscando promover a integração dos diferentes modais, bem como o desenvolvimento de infraestrutura adequada para suportar essa integração”, disse.

Ao ressaltar o momento econômico positivo por que passa o país — com crescimento do PIB acima da previsão e queda dos juros e da inflação —, o ministro dos Transportes, Renan Filho, declarou que o número de participantes da Intermodal reflete essa realidade atual. “Em um país com as dimensões continentais como o Brasil, a gente precisará de mais investimento em logística, de fortalecimento das instituições desse setor. São as empresas que podem levar o Brasil a cumprir um papel melhor em logística, em transporte rodoviário, ferroviário, aéreo e hidroviário. Que essa feira possa ser a oportunidade para discutir esses cenários e antecipar passos para os investimentos futuros”, declarou.

Nessa mesma linha, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa, ressaltou, em sua fala, o dado da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) que colocou o Brasil como o segundo país que mais atraiu Investimento Estrangeiro Direto (IED) no primeiro semestre de 2023, atrás apenas dos Estados Unidos. “Estou muito animado com o momento que vive a economia brasileira. Em cinco anos, vamos investir mais de 10 bilhões no Porto de Santos, em obras como o túnel de Santos, a perimetral, a dragagem, estacionamento, mobilidade urbana. Além disso, investiremos em energia limpa, navios verdes e no Aeroporto de Guarujá, que certamente ajudarão no acesso ao porto. No próximo dia 18 de março, também anunciaremos investimentos na ordem de R$ 2 bilhões no aeroporto de Congonhas”, informou.

Por fim, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, destacou que é importante celebrar a logística e que “a maior Intermodal de todos os tempos “ é a uma grande oportunidade para conectar a oferta da demanda. “O Brasil passou por reformas profundas e, nos últimos anos, tem contratado investimentos em infraestrutura, que começarão a surtir efeitos.”

 

Fonte: Informativo dos Portos