Codeba assina convênio com Unesco para desenvolver programas socioambientais

Codeba assina convênio com Unesco para desenvolver programas socioambientais

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores, e a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) assinarão em breve um convênio de cooperação técnica. O objetivo é implementar uma série de programas de impacto socioambiental em comunidades do entorno dos portos baianos: Salvador, Ilhéus e Aratu-Candeias.

A proposta é sistematizar estudos das vulnerabilidades e necessidades ambientais, sociais e do patrimônio cultural desses portos, com focos em cada uma dessas áreas. A iniciativa terá foco na elaboração de projetos de coesão social, abrangendo economia criativa e inovação tecnológica.

“Esse acordo é um passo importante para tornar nossos portos sustentáveis. É o caminho a ser percorrido para conciliar desenvolvimento econômico com equilíbrio socioambiental. Com isso, queremos ser exemplo nos princípios que norteiam a pauta ESG (sigla em inglês para gestão ambiental, social e de governança), em sintonia com as melhores práticas internacionais de gestão portuária ”, pontuou o presidente da Codeba, Antonio Gobbo.

As três instituições também pretendem que o acordo desenvolva projetos vinculados à cultura oceânica. Ainda nesse contexto, vão subsidiar a elaboração de programas de regeneração do patrimônio natural marinho, indicando diretrizes para a conservação do ecossistema. A proposta inclui, ainda, projeto para criação de programa de preservação dos cetáceos e a elaboração de um Planejamento Espacial Marinho (PEM).

A partir das propostas encaminhadas pela parceria, as instituições esperam contribuir para o desenvolvimento econômico das regiões, onde estão localizadas comunidades socialmente vulneráveis.

Fonte: Portos e Navios