Butantan anuncia a criação da ButanVac, a vacina contra a Covid-19

Butantan anuncia a criação da ButanVac, a vacina contra a Covid-19

Imunizante já passou pelos testes pré-clínicos, e agora busca autorização da Anvisa para iniciar os ensaios clínicos das fases 1 e 2

O Instituto Butantan anunciou que está desenvolvendo a ButanVac, a 1ª vacina 100% brasileira contra Covid-19. A produção do imunizante deve começar ainda este ano, na fábrica que hoje faz a vacina contra Influenza. Segundo informações divulgadas pelo Instituto, a ButanVac será entregue ao Brasil ainda em 2021.

O Butantan comunicou que pedirá à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorização para testes clínicos com uma nova vacina contra a covid-19.

Segundo reportagem feita pelo jornal “Folha de S. Paulo”, o pedido será feito ainda nesta sexta-feira (26). De acordo com o que o diretor do Butantan, Dimas Covas, disse à “Folha”, todos os testes devem ser feitos até o fim deste ano, quando será possível disponibilizar 40 milhões de doses prontas da nova vacina.

CoronaVac

Nesta quinta-feira (25), o Instituto Butantan comunicou a entrega ao PNI (Programa Nacional de Imunizações), do Ministério da Saúde, mais de 5 milhões e 200 mil de doses da vacina contra o novo coronavírus para uso em todo o país. Somente no mês de março, foram entregues até agora 14,3 milhões de doses – quantitativo maior do que o disponibilizado em janeiro e fevereiro -, o que representa quase 25 mil vacinas por hora.

O Butantan ressalta que, ainda, trabalha para entregar outras 54 milhões de doses para vacinação dos brasileiros até o dia 30 de agosto, totalizando 100 milhões de unidades.

Atualmente, 85% das vacinas disponíveis no país contra a COVID-19 são do Instituto Butantan.

*Com informações do Gov.SP / Folha