Embarcação Pão de Açúcar deve iniciar operação em março de 2015

Embarcação Pão de Açúcar deve iniciar operação em março de 2015

Com alta tecnologia, nova embarcação deve transportar aproximadamente 30 mil passageiros por dia

“Pão de Açúcar“ é o nome da primeira das nove novas embarcações que serão entregues ao Rio de Janeiro para reforçar a frota da CCR Barcas. A previsão é de que, em março, a nova barca já possa atender os passageiros no trajeto entre os municípios do Rio e  Niterói.

Construída no estaleiro China Shipping Group/AFAI, a embarcação tem capacidade para transportar até duas mil pessoas. O catamarã Pão de Açúcar conta com ar-condicionado, bicicletário, interiores mais amplos e iluminados, além de painéis de LED, janelas panorâmicas, 100% de acessibilidade para cadeirantes e idosos, 16 banheiros e dois andares com possibilidade de embarque e desembarque simultâneos (duas portas).

A embarcação possui dupla proa, o que elimina a necessidade de manobras para atracação. Uma plataforma flutuante deverá garantir o nivelamento da rampa de acesso à porta de embarque priorizando a segurança dos passageiros.

Segundo a CCR, o transporte aquaviário no Rio ainda será fortalecido com a chegada das embarcações Corcovado, Copacabana, Parque da Cidade, Forte Santa Cruz, Ilha Grande, Angra dos Reis, Itacoatiara e Araribóia, ao decorrer do ano de 2015.

Juntas, as barcas vão possibilitar o transporte de 30 mil passageiros por dia. O tempo de travessia entre os dois municípios será reduzido de 18 para 10 minutos.

Ampliação da frota

Para renovar a frota, o Governo do Estado investiu R$ 273 milhões nas sete barcas chinesas e em outros dois catamarãs nacionais, de 500 lugares. Montadas pelo estaleiro cearense Inace, as barcas menores devem atender aos trajetos entre a Ilha Grande e as estações de Mangaratiba e Angra dos Reis.

Outras quatro barcas, também de 500 lugares, foram compradas para operar nas linhas Paquetá e Cocotá. O vencedor da licitação, concluída em outubro passado, foi o estaleiro African Gulf.

Reforma nas estações

Desde que assumiu a concessão, em julho de 2012, a CCR vem realizando uma série de melhorias nas estações para elevar o padrão de qualidade dos serviços prestados no Estado.

Em fase de obras, as estações Praça XV e Arariboia passam por reformas para receber as operações da embarcação Pão de Açúcar. Além da instalação de novos flutuantes que dão acesso à porta de embarque, os locais de atracação também estão sendo vedados. Já em Niterói, ocorre a troca da cobertura metálica sobre a passarela de acesso às pontes de embarque, tornando a área coberta mais ampla, ventilada e refrigerada.

Qualificação

De acordo com o Gestor de Pessoas da CCR Barcas, Rogerio Fonseca, os operadores já estão em treinamento para iniciar suas atividades nas novas embarcações.

“Os novos catamarãs possuem uma tecnologia avançada e, por isso, já temos a primeira turma de profissionais em treinamento juntamente com a equipe de engenharia da China, visando sanar todas as dúvidas sobre equipamentos, sistemas e tecnologias da embarcação. Teremos ainda a abertura de vagas em cursos de qualificação gratuitos para os operadores interessados em trabalhar nas novas embarcações”, disse Rogerio durante entrevista para a revista SINCOMAM.

Na próxima edição da revista SINCOMAM você confere a matéria completa.

Fonte: SINCOMAM – Margarida Putti / com colaboração da CCR Barcas