Balsa naufraga com 6 mil toneladas de ferro-gusa e óleo na Baía de Guanabara

Balsa naufraga com 6 mil toneladas de ferro-gusa e óleo na Baía de Guanabara

Marinha afirmou que não houve feridos, já que a embarcação não estava tripulada. Na manhã desta terça (28) ainda era possível ver a embarcação nas águas

Uma balsa de grande porte naufragou na Baía de Guanabara na tarde de segunda-feira (27) por volta de 17h. A Marinha afirmou que não houve feridos, já que não estava tripulada. Na manhã desta terça (28) ainda era possível ver a embarcação nas águas.

Não há indícios de poluição nas águas, segundo a Marinha. Mas de acordo com a ONG Baía Viva, a balsa levava cerca de 6 mil toneladas de ferro gusa, teria três pás mecânicas e um gerador de energia elétrica contendo cerca de mil litros de óleo, que vazaram no acidente. A ONG pede a instalação urgente de barreiras de contenção de óleo.

A Marinha afirmou que, assim que o naufrágio aconteceu, a Capitania dos Portos enviou uma equipe de busca e salvamento para prestar socorro e buscar mais informações. As causas do incidente serão apuradas em um inquérito administrativo.

Outros acidentes com embarcações no RJ

Em janeiro deste ano, uma embarcação que transportava um guindaste provocou um incidente na Ponte Rio-Niterói, ao atingir parte da estrutura de concreto enquanto realizava operações de manobra na Baía de Guanabara, RJ.

A plataforma FPSO da Petrobras, P-70, que teve a operação de desdocagem realizada com sucesso pelo navio holandês semi-submersível Boka Vanguard, acabou colidindo com as pedras na orla de Niterói, por causa das fortes chuvas e ventos.

Fonte: G1/RJ