Balsa com tanque de oxigênio chega a Manaus, informou a Marinha

Balsa com tanque de oxigênio chega a Manaus, informou a Marinha

A Marinha do Brasil informou que chegou ao Porto Encontro das Águas, em Manaus, no Amazonas, neste sábado (06), a balsa com tanque com 90 mil m³ de oxigênio, sob escolta do Navio Patrulha Roraima. Segundo a Marinha, o insumo atenderá pacientes acometidos pela Covid-19 nos hospitais da capital amazonense.

“Essa é a maior carga de oxigênio líquido já transportada por vias fluviais no país, equivalente a 9 mil cilindros de oxigênio”, segundo a empresa White Martins.

Trajeto

O percurso iniciou em Santos (SP) quando o Navio-Patrulha Apa, da Marinha, levou o tanque vazio para Barcarena, no Pará, no dia 19 de janeiro. O equipamento foi transferido para uma balsa e seguiu para Belém, onde foi preenchido com 90 mil m³ de oxigênio líquido da empresa White Martins, pesando cerca de 180 toneladas. A embarcação seguiu viagem escoltada até Manaus. O tempo da travessia foi de quatro dias.

A operação para levar o tanque até Manaus também contou com o apoio das empresas Petrobras, Santos Brasil, Ecovias e Companhia Docas do Pará (CDP).

*Com  informações da Marinha / Foto: MB