Antaq recebe consultores de agência de cooperação do Japão

Antaq recebe consultores de agência de cooperação do Japão

A Agência Nacional de Transportes Aquaviárias (Antaq) recebeu a visita de três consultores japoneses interessados em obter informações sobre a logística para escoamento de grãos pelos portos da Região Norte do País.

Eles fazem parte de uma equipe coordenada pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), cuja missão é identificar possibilidades de investimentos japoneses em infraestrutura no Brasil, visando à redução dos custos de exportação de grãos para aquele país, dentro de uma visão estratégica de prover sua segurança alimentar.

Na oportunidade, os visitantes entregaram à Antaq o “Estudo de informações Básicas Referente à Logística de Escoamento de Grãos no Brasil”, bem como o plano de trabalho que pretendem desenvolver até agosto de 2015.

Os visitantes revelaram ter como foco os corredores conformados em torno das hidrovias do Madeira, do Tapajós e do Tocantins, sobre os quais solicitaram atualização de informações e prognósticos de carregamento de carga.

A Antaq se prontificou a auxiliar no provimento das informações, assim como na identificação de outros contatos estratégicos.

A comitiva japonesa estava composta dos consultores Toshiro Tsutsumi, Koji Kobune e Fumiaki Kiyosue, além da intérprete da embaixada japonesa.

Fonte: Agência Nacional de Transportes Aquaviários