ANTAQ realiza pesquisa com empresas que atuam no transporte de apoio marítimo

ANTAQ realiza pesquisa com empresas que atuam no transporte de apoio marítimo

Levantamento de dados acontecerá em maio

A ANTAQ informou nesta quinta-feira (13), que realizará pesquisa com empresas brasileiras de navegação que atuam no transporte de apoio marítimo.

Segundo a agência, a consulta será realizada durante o mês de maio e visa prospectar a expectativa das empresas na utilização e desenvolvimento de embarcações de engenharia de bandeira brasileira utilizadas na exploração offshore de Petróleo e gás diante do cenário econômico global, subsidiando o estudo “Caracterização das embarcações especiais empregadas nas atividades offshore de exploração de petróleo e gás”, integrante da Agenda Plurianual de Estudos da ANTAQ -2021/2024.

“As embarcações de engenharia offshore de exploração de petróleo e gás natural são aquelas empregadas, em especial, na perfuração, construção, descomissionamento e abandono de campos e lançamento de linhas. Atualmente, consideram-se embarcações empregadas na engenharia os Navios Lançadores de Linhas (Pipe Laying Vessel), Embarcações de Apoio a Mergulho (Diving Support Vessel – DSV) e Embarcação de Apoio a ROV. Outras embarcações denominadas Offshore Construction Vessel (OCV/ OSCV) podem vir a entrar no escopo do trabalho”, informou a agência, em publicação no site.

O estudo em foco foi solicitado pela Diretoria Colegiada da ANTAQ, por intermédio da Resolução nº 7.857-ANTAQ, e tem por objetivo aumentar o conhecimento da Agência de forma a subsidiar suas decisões regulatórias sobre o tema.

*Com informações da Antaq

Foto: divulgação / Prédio fachada Antaq