ANTAQ prorroga período para preenchimento do formulário do Índice de Desempenho Ambiental (IDA)

ANTAQ prorroga período para preenchimento do formulário do Índice de Desempenho Ambiental (IDA)

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) prorrogou, até o dia 15 de março, o prazo para preenchimento do formulário do Índice de Desempenho Ambiental (IDA).

O objetivo da prorrogação do prazo, que se encerrou na última semana, é possibilitar que as instalações portuárias atualizem as informações dos seus respectivos questionários do IDA. Novos Terminais de Uso Privado (TUPs) foram incluídos na lista de instalações portuárias selecionadas também devem realizar o seu cadastro.

Índice de Desenvolvimento Ambiental

O IDA foi instituído por meio da Resolução ANTAQ nº 2.650/2012 como instrumento de acompanhamento e controle de gestão ambiental em instalações portuárias. O índice permite quantificar e simplificar informações de forma a facilitar o entendimento do público e de tomadores de decisão acerca das questões ambientais portuárias.

Entre os indicadores que são avaliados pelo IDA, destacam-se os que avaliam a situação do licenciamento ambiental, a composição da equipe do setor de gestão ambiental, a prevenção de riscos e atendimento a emergências, auditoria ambiental, o gerenciamento de resíduos, a qualidade e eficiência no uso de energia, o monitoramento da qualidade ambiental e os planos de contingência de saúde.

O painel dinâmico de resultados das avaliações anteriores está disponível no portal da ANTAQ. Nele é possível verificar informações sobre o ranking, análise por atributos, por instalações portuárias entre outras análises.

Fonte: Antaq