ANTAQ pretende publicar edital para o arrendamento de terminal no RN em dezembro

ANTAQ pretende publicar edital para o arrendamento de terminal no RN em dezembro

Agência informa que a expectativa é que o leilão aconteça em março de 2021

A ANTAQ comunicou que será publicado em dezembro, o edital para o arrendamento do terminal especializado para movimentação e armazenagem de granéis sólidos minerais, especialmente sal marinho, denominado TERSAB, localizado no Complexo Portuário de Areia Branca (RN).

A Agência realizou, ontem (11), uma audiência pública virtual para obter contribuições visando ao aprimoramento dos documentos técnicos e jurídicos relativos à realização de licitação da área. A expectativa é que o leilão aconteça em março. A informação é do presidente da Comissão Permanente de Licitação de Arrendamentos Portuários (CPLA) da ANTAQ, Bruno Pinheiro, que conduziu a audiência virtual.

A audiência virtual teve 33 contribuintes e durou quase seis horas. Foram abordados diversos assuntos, como a situação dos trabalhadores do Terminal Salineiro de Areia Branca, os estudos sobre a licitação e o estado de conservação dos equipamentos do terminal.

Leilão

O vencedor do leilão assinará um contrato de 25 anos. A área (onshore) disponibilizada ao arrendatário terá 3.403 metros quadrados. A receita bruta global será de R$ 1,3 bilhão. Os investimentos alcançarão R$ 162,7 milhões. Estima-se que a movimentação total ao longo do tempo contratual será de 69,3 milhões de toneladas.

Para a diretora interina da ANTAQ, Gabriela Costa, o TERSAB tem importâncias regional e nacional, além de internacional. “O terminal, além de atender a demanda interna, também abastece outros países”, destacou Gabriela.

Estados Unidos e Nigéria são dois dos países abastecidos de sal marinho brasileiro.

*Com informações da Antaq / Foto: divulgação CODERN