ANTAQ e USACE se reúnem para detalhar plano de trabalho voltado para hidrovias

ANTAQ e USACE se reúnem para detalhar plano de trabalho voltado para hidrovias

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) se reuniu, na tarde dessa sexta-feira (5), com representantes do Corpo de Engenheiros do Exército Americano (USACE) para detalhar o plano de trabalho elaborado pelas duas equipes.

Essa iniciativa faz parte de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a agência brasileira e o corpo de engenheiros estadunidenses, assinado no final do ano passado. Mais informações estão disponíveis neste link.

Plano de trabalho

No plano de trabalho, estão previstas para este ano diversas iniciativas. Entre elas,  a realização de visitas técnicas e treinamentos em temas ligados aos serviços prestados nas hidrovias.

Além disso, o corpo de engenheiros dos Estados Unidos irá auxiliar na análise dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) das hidrovias do Tocantins e do Paraguai. Duas hidrovias consideradas prioritárias pelo Plano Geral de Outorgas (PGO) Hidroviário, que foi elaborado pela ANTAQ e aprovado no ano passado pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor).

Devido a importância do tema para a Agência e para o desenvolvimento do Brasil, com esse apoio da USACE será possível acelerar o processo de análise e utilizar expertise estrangeira para os projetos.

Otimismo 

O diretor-geral da Agência, Eduardo Nery, disse estar muito “confiante que com esse plano de trabalho nós vamos dar passos seguros e efetivos visando à implantação das nossas hidrovias”.

Por sua vez, os integrantes que representaram a USACE na reunião, também destacaram a importância dessa parceria e afirmaram que o “o corpo técnico que encontrou na ANTAQ é muito competente”.

Selo ambiental

O estudo da hidrovia do Madeira recebeu um selo ambiental da Associação Mundial para a Infraestrutura de Transportes Aquaviários (PIANC). As soluções apresentadas no projeto para o manejo ambiental foram consideradas pioneiras pela associação.

Fonte: Antaq