Acordo visa rápida resposta a incidentes que possam poluir mares e rios com hidrocarbonetos

Acordo visa rápida resposta a incidentes que possam poluir mares e rios com hidrocarbonetos

A implementação de cursos, treinamentos, seminários e workshops para aumentar a preparação e agilizar as respostas eficazes a eventuais acidentes de poluição por hidrocarbonetos recebeu reforços nesta quarta-feira (26). A Autoridade Marítima Brasileira, representada pelo Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Sergio Renato Berna Salgueirinho, e a International Tanker Owners Pollution Federation (ITOPF) Limited assinaram um Memorando de Entendimento, que vai reforçar a cooperação bilateral com a Marinha do Brasil (MB).

De acordo com o Almirante Salgueirinho, o acordo tem a duração de cinco anos, prorrogável por mais cinco. “Tenho certeza de que esse instrumento trará grandes benefícios ao aliar toda a expertise da ITOPF Limited e o comprometimento da Autoridade Marítima no estabelecimento de uma resposta rápida e eficiente a incidentes marítimos graves, que possam resultar em poluição por hidrocarbonetos, assim como na implementação de atividades relacionadas ao enfrentamento de potenciais ameaças ou danos ao ambiente marinho”, afirmou.

Por meio dessa parceria, a Autoridade Marítima e a ITOPF Limited estão comprometidas em promover e disseminar as melhores práticas de resposta a derramamentos de petróleo, produtos químicos e outras substâncias nos ambientes marinho e fluvial brasileiros. Além disso, devem implementar a sustentabilidade de mecanismos e arranjos cooperativos nacionais, regionais e internacionais, para maior capacidade de resposta operacional e como ferramentas de coordenação, adequadas para lidar com esse tipo de derramamento.

ITOPF Limited
Mundialmente reconhecida, a ITOPF Limited é uma organização especializada no combate e promoção de resposta eficaz e razoável a derramamentos de petróleo e outras substâncias perigosas no mar. Mantém, há anos, junto à Marinha do Brasil, uma relação de cooperação, baseada em metas e objetivos comuns, tendo atuado em conjunto na organização e implementação de diversos cursos, treinamentos, seminários e workshops que tratam sobre o tema, além de ter auxiliado na resposta ao derramamento de óleo de 2019, que afetou as regiões Nordeste e Sudeste do país.

Fonte: Agência Marinha de Notícias