Militares da Unidade Médica da Esquadra completam três meses na Operação “Acolhida”

Militares da Unidade Médica da Esquadra completam três meses na Operação “Acolhida”

(foto) Suboficial Verçoza durante atividades no Núcleo de Produção e Divulgação da “Operação Acolhida”

A Marinha divulgou informações sobre a Operação “Acolhida”, coordenada pelo Ministério da Defesa (MD), com o objetivo desempenhar atividades básicas que envolvam o acolhimento de imigrantes venezuelanos. Dois militares da Unidade Médica da Esquadra (UMEsq) estão atuando, desde março, no 8º Contingente da Operação “Acolhida” – Força-Tarefa Logística Humanitária, que acontece no estado de Roraima.

Segundo a Marinha, foi adotado medidas sanitárias para o enfrentamento ao novo coronavírus, incluindo a construção da Área de Proteção e Cuidados no Hospital de Campanha da operação.

A Capitão-Tenente, médica, Marieli Ferreira da Cunha foi designada para atuar na equipe de administração da construção do Hospital de Campanha, onde estão sendo atendidos imigrantes venezuelanos, povos indígenas, além da população da cidade.

Já o Suboficial Edson Cleber Verçoza Barbosa exerce a função de Chefe da subseção do Núcleo de Produção e Divulgação da “Acolhida”, onde é responsável por todas as fotografias e filmagens que são enviadas para divulgação nas redes sociais do Ministério da Defesa, da Fundação Nacional do Índio, além de diversos órgãos internacionais.

Atualmente, o hospital conta com 174 leitos, com equipes atuando na expansão para 782, dentre os quais, 70 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Além das atribuições administrativas, a oficial atua como Cirurgiã-Dentista, com destaque em atendimento para pacientes com deficiência.

Sobre a Operação

A Força-Tarefa Logística Humanitária, criada no âmbito da “Operação Acolhida” e composta por militares das três Forças, vem executando a missão conjunta, interagências e de natureza humanitária, que visa oferecer condições dignas aos imigrantes oriundos da Venezuela em situação de vulnerabilidade social.

Atualmente, a operação mantém, com recursos do Ministério da Defesa, 13 abrigos, 2 centros de triagem, 1 alojamento de passagem, 1 centro de informação com guarda-volume e 1 posto avançado do hospital de campanha. As instalações são nas cidades de Boa Vista, Pacaraima-RR, e Manaus-AM.

*Com informações da Marinha do Brasil