Porto no distrito de Manaus é incluído no programa de logística da União

Porto no distrito de Manaus é incluído no programa de logística da União

Programa de Investimento em Logística (PIL), lançado pela presidente Dilma Rousseff, ontem, terça-feira, em Brasília, incluiu o arrendamento de um novo porto no Distrito Industrial com lance mínimo de R$ 890 milhões e oito Terminais de Uso Privado (TUPs), em processo de autorização pela Secretaria de Portos, informou a Secretaria de Comunicação do Estado (Secom).

Com capacidade de movimentação de contêineres de, aproximadamente, 7,9 milhões de toneladas, o futuro porto tem prazo de concessão previsto  de 25 anos e a licitação deve ocorrer no primeiro semestre de 2016. Também está em análise pela Secretaria de Portos, a autorização para os terminais, com investimento de R$ 93 milhões. Os oito TUPs são: Petrobras Distribuidora-Bemar III-Teman; Ponta Negra Administração e Empreendimentos Imobiliários Ltda.; Transale-Transportadora Ale; Itaipava; Itacal–Itacoatiara Calcários; Rio Amazonas Terminais; Saint-Gobain do Brasil Produtos Industriais e para Construção e J.A. Leite Navegação.

O governador José Melo participou da solenidade no Palácio do Planalto, ao lado de outros 13 governadores cujos Estados serão contemplados no programa.  Melo adiantou que negocia a inclusão dos outros projetos  para a próxima etapa do programa, atendendo as necessidades da indústria, como a inclusão do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, a duplicação da AM-010, a construção de um porto em Itacoatiara e a conclusão da BR-319 (Manaus-Porto Velho).

Fonte: Portal d24AM