Wilson Sons e Damen anunciam parceria para construção de Navio de Apoio da Marinha do Brasil

Wilson Sons e Damen anunciam parceria para construção de Navio de Apoio da Marinha do Brasil

Consórcio formado pelas empresas irá participar de licitação para o projeto de construção naval do NApAnt

A Wilson Sons e a Damen anunciam que firmaram parceria na concorrência para a construção do novo Navio de Apoio Antártico (NApAnt) da Marinha do Brasil. A nova embarcação irá substituir o Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel.

Segundo informações da Damen, a entrega das propostas deve ocorrer até o final deste ano e anúncio final do vencedor em meados de 2021.

Caso o consórcio da Wilson Sons e Damen vença a licitação, o navio será construído nos estaleiros da Wilson Sons no Guarujá, em São Paulo. A exigência de conteúdo local é de no mínimo 45% e os investimentos são da ordem de R$ 750 milhões.

Em nota, o diretor executivo dos estaleiros da Wilson Sons, Adalberto Souza, destacou que a companhia é parceira da Damen em 92 projetos nas últimas décadas e que está “otimista com estas demandas em virtude da experiência no mercado, qualidade técnica de ambas as empresas e do histórico de entregas dentro do prazo”.

O diretor da Damen Technical Cooperation, Rutger Dolk, comentou que “esta parceria estratégica faz toda a diferença para o sucesso da atuação da empresa no país”.

Além da licitação do NApAnt, a Marinha do Brasil também está analisando a potencial construção de dois Navios de Apoio Hidroceanográficos, Navios Patrulhas e Embarcações de Busca e Salvamento.

O NApAnt

Com alta tecnologia empregada, o navio dará apoio à Estação Comandante Ferraz na Antártica. O navio terá capacidade suficiente para prestar apoio logístico, atendendo aos requisitos específicos de construção naval, transportando significativo volume de cargas e equipamentos, além de abrigar laboratórios científicos modernos, com conforto e segurança para sua tripulação.

Foto: divulgação Damen