Vacina CoronaVac tem 78% de eficácia em pesquisa no Brasil

Vacina CoronaVac tem 78% de eficácia em pesquisa no Brasil

Instituto Butantan já havia comprovado a segurança do imunizante em combate à Covid-19

O tão aguardado anúncio final da CoronaVac enfim foi revelado. A vacina, que é produzida pela fabricante chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, apresentou 78% de eficácia nos testes feitos em mais de 13.000 pessoas no Brasil. A informação foi confirmada pelo governo de São Paulo.

Com esse dado, o Instituto Butantan já pode pedir o registro emergencial da vacina à Anvisa, o que deve ocorrer ainda nesta quinta-feira, dia 07.  A agência havia informado que, para uma vacina ser aprovada, ela precisaria ter pelo menos 50% de eficácia. Antes, o Instituto já comprovara que a vacina é segura – ou seja, que não provocou nenhum efeito adverso entre os voluntários.

O porcentual de 78% vale para os casos leves da doença. Casos graves e moderados foram 100% evitados pelo imunizante, conforme informações do governo de São Paulo que serão melhor detalhadas em anúncio no Instituto Butantan.

Os dados foram compilados na Europa pelo Comitê Internacional Independente que monitora desde o início os estudos e repassados ao Butantan.

O anúncio ocorre depois de dois adiamentos por parte do governo de São Paulo. O último ocorreu a pedido do laboratório chinês que queria uniformizar os dados da vacina entre os países que participam dos testes, entre eles Indonésia e Turquia.

Fonte: Veja

Leia também: Ministério da Saúde informa que plano de vacinação pode iniciar em janeiro

Foto: Gov SP/Milhões de doses de Coronavac chegam no Aeroporto Internacional de Guarulhos