Tudo que você precisa saber sobre as vagas para trabalhar embarcado
O Brasil é um país cercado pelo Oceano Atlântico com muitas oportunidades na área marítima, especialmente para quem observa o trabalho como embarcado uma excelente oportunidade. O que é um trabalho embarcado Trabalho embarcado é todo emprego exercido dentro de plataformas navais, navios e ambientes em alto-mar, mas que variam de acordo com o destino de […]
O Brasil é um país cercado pelo Oceano Atlântico com muitas oportunidades na área marítima, especialmente para quem observa o trabalho como embarcado uma excelente oportunidade.
O que é um trabalho embarcado
Trabalho embarcado é todo emprego exercido dentro de plataformas navais, navios e ambientes em alto-mar, mas que variam de acordo com o destino de tais embarcações e também em relação às características específicas das áreas de atuação.
Vagas abertas para trabalhar embarcado:
- Almoxarife offshore – empresa Ocyan (Macaé, RJ);
- Estagiário em software – empresa Certi (SC);
- Ajudante de cozinha offshore – Uniflex Group (RJ);
- Desenvolvedor Firmware embarcado – Time Energy (SP);
- Desenvolvimento de software para equipamento aviônico hud para aeronave civil – DB (RS);
- Desenvolvedor de Software embarcado – Inclusiva RH (SC);
- Enfermeiro offshore – Trabalha ES (ES);
- Consultor ambiental FD4 – Golder (RJ);
- Arrumador offshore – Uniflex Group (RJ);
- Estagiário de desenvolvimento – Netvagas (Brasil);
- Desenvolvedor de Software – Icon Talente (PR);
- Estagiário embarcado – Eldorado (AM);
- Comissário Offshore – Uniflex (RJ);
- Analista de Hardware – Segula Tchnologies (SP);
- Especialista de sistemas III – Tecban.
As vagas para trabalhar de embarcado têm uma boa estrutura e bons salários. Se você já trabalha na área é sempre bom manter-se atualizado. Caso você queira investir, apresentamos cinco cursos que são essenciais na área.
- Curso básico de segurança de plataforma ou Salvatagem – o curso é obrigatório para todos os profissionais que trabalham embarcados. Nesse curso se desenvolvem técnicas de sobrevivência no mar, segurança ao permanecer embarcado em alto-mar e combate a incêndio.
- Treinamento de escape de aeronave submersa – conhecido pelo nome em inglês Helicopter Underwater Escape Training (HUET). O treinamento exercita procedimentos básicos de segurança necessários em caso de acidente envolvendo o helicóptero que transporta os profissionais para a plataforma.
- Curso técnico em mecânica – esse curso capacita o profissional a trabalhar na elaboração de projetos mecânicos, na manutenção de máquinas; o curso inclui usinagem de peças e reparos em equipamentos. Essa formação é um grande diferencial para quem deseja trabalhar embarcado.
- Curso de plataformista – aqui a proposta é preparar o profissional para manusear acessórios e materiais em plataformas petrolíferas, bem como para montar e desmontar equipamentos em harmonia com as normas de segurança, saúde, qualidade, respeito ao meio ambiente e responsabilidade social.
- Curso de torrista – para quem deseja trabalhar com perfuração de poços precisa realizar esse curso. Além disso, o torrista é responsável pelas manobras em colunas e operação de bombas. Ele também participa das sondagens, orienta os plataformistas e acompanha o técnico químico durante a aplicação de aditivos nos fluidos de perfuração.
A importância de ter Inglês para o setor
Conhecer uma língua estrangeira não é um requisito obrigatório para trabalhar embarcado, especialmente o inglês. Entretanto, isso pode fazer uma grande diferença em sua carreira. Para começar, muitos manuais de operação estão disponíveis apenas em inglês.
Quem conhece o Inglês, terá muito mais facilidade para dominar processos e operar máquinas. Além disso, visto que pode haver muitos estrangeiros trabalhando na plataforma, saber se comunicar em inglês vai colaborar bastante para o entrosamento e o trabalho em equipe.
É muito importante estar qualificado para ter melhores oportunidades como embarcado.
Qual é o órgão que regulamenta os cursos para embarcados?
No Brasil, a instituição que regulamenta os cursos para embarcados é a Marinha do Brasil. Mas, é importante verificar se o curso ao qual o embarcado se candidatou está credenciado pela Diretoria de Portos e Costas.
A verificação é um processo bem simples, pode ser feito on line de um dispositivo com acesso à internet, no site da DPC na área de Ensino Offshore, acesso: https://www.marinha.mil.br/dpc/offshore-cursos.
Fonte: Click Petróleo






