
SINCOMAM promove curso de qualificação profissional para CDM
Com o intuito de aprimorar a formação profissional dos Condutores de Máquinas, o Sindicato Nacional dos Condutores da Marinha Mercante e Afins – SINCOMAM, realizou gratuitamente no período de 22 a 26 de maio de 2023, o Curso CBSP (Curso Básico de Segurança de Plataforma) + HUET (Treinamento de Escape de Aeronave Submersa), conjugados.
A turma contou com 9 participantes. As aulas teóricas e práticas de todos os cursos foram realizadas nas instalações do Shelter Cursos. Ao término do curso, o aluno aprovado recebeu o certificado.
O Curso CBSP + HUET é um treinamento destinado a profissionais que trabalham na indústria offshore e utilizam helicópteros como meio de transporte. Ele cobre tópicos como prevenção e combate a incêndios, segurança pessoal, primeiros socorros, sobrevivência em ambiente marítimo, uso de equipamentos de segurança e procedimentos de emergência. Também inclui evacuação de helicópteros, técnicas de sobrevivência no mar e resgate na água.
De acordo com o Diretor Presidente do SINCOMAM, Alcir da Costa Albernoz, o sindicato tomou a iniciativa de promover os cursos de capacitação com o objetivo de expandir o conhecimento dos seus associados e investir em suas carreiras.
“O curso de capacitação foi e sempre será um diferencial que abre a porta do mercado de trabalho para os Condutores de Máquinas”, disse Albernoz. Para o associado e aluno do curso, Fernando Cândido da Silva, que é condutor de Máquinas desde 2016 e atualmente trabalha na Vale como Chemaq, a iniciativa do SINCOMAM é excelente.
“O sindicato está de parabéns sempre pensando em qualificar o associado para uma disputa mais justa em nosso mercado de trabalho, que cada dia está mais competitivo e exigente”, disse.
A mesma opinião tem o associado Leandro Araujo Silva, que atualmente atua como subchefe na Sistac.
“Eu achei ótimo a iniciativa do sindicato em contribuir para a qualificação da categoria. O curso abre novas oportunidades em novas áreas do ramo de petróleo e gás”, falou.
Flavio Lessa Dinis é CDM desde 2010 e trabalha pela empresa Wilhelmsen e nos deslocamentos para a embarcação, na maioria das vezes, o transporte é feito de helicóptero e garante que o curso foi essencial para ele.
“Esse curso é de extrema importância. Ele ajuda a garantir a segurança e preparação de profissionais que trabalham em operações offshore envolvendo transporte de helicóptero sobre a água como o meu”, comentou.