Região Sul do Brasil avança como polo estratégico na logística nacional com investimentos do Fundo da Marinha Mercante

Região Sul do Brasil avança como polo estratégico na logística nacional com investimentos do Fundo da Marinha Mercante

A Região Sul também figura entre os destinos dos investimentos estratégicos aprovados pelo Fundo da Marinha Mercante (FMM) em sua última reunião, no início do mês de maio. Com projetos voltados à modernização da infraestrutura portuária e ao aprimoramento da logística hidroviária nacional, as iniciativas se concentram em Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS) e somam R$2,2 bilhões. Administrado pelo Ministério de Portos e Aeroportos, os aportes do FMM vão impulsionar a logística dos estados, além de movimentar a economia, gerar empregos e o aumento da renda dos brasileiros.

“Na última reunião do Conselho, foram aprovados investimentos recordes de R$ 22 bilhões para todo o país. Na região Sul, temos iniciativas que vão contribuir para o fortalecimento da indústria naval como um todo e, é importante destacar, para a revitalização do setor no Rio Grande do Sul após a tragédia que foram as enchentes no ano passado. Estamos comprometidos com a recuperação plena do estado”, ressaltou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

No campo da modernização, um dos destaques da Região Sul é o projeto do terminal portuário operado pela Tecon Rio Grande, no Rio Grande do Sul. A iniciativa contempla a aquisição de equipamentos de última geração para movimentação de carga, a adoção de tecnologias de automação e a requalificação da infraestrutura logística existente. Com investimento previsto para ser executado em até quatro anos, o projeto deve gerar 127 empregos diretos e contará com R$496 milhões.

“A revitalização do Tecon Rio Grande vai resultar em toda uma reformulação que significa mais eficiência, uma operação portuária muito melhor, também contribuindo com a economia da região”, complementou o secretário Nacional de Hidrovias e Navegação, Dino Antunes.

Santa Catarina soma o maior volume de recursos. São R$ 1,4 bilhões voltados à construção de quatro rebocadores portuários e quatro embarcações OSRV (oil spill response vessel em inglês, que significa navio de resposta a derramamentos de óleo). Essas embarcações são especializadas na contenção e recuperação no caso de vazamentos de óleo.

O objetivo central da modernização é ampliar a eficiência das operações portuárias, eliminar gargalos no escoamento de mercadorias e consolidar o porto como um importante hub logístico da região Sul, contribuindo para a geração de empregos, o fortalecimento das cadeias produtivas locais e o aumento da competitividade do comércio exterior brasileiro.

Investimentos bilionários

O investimento total aprovado pelo Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante na última reunião, em maio, foi de R$ 22 bilhões, divididos em 26 projetos ligados à construção de embarcações, reparos, docagens, modernização de unidades existentes, ampliação de estaleiros e novas infraestruturas portuárias. Esse foi o maior volume de recursos aprovados pelo FMM em uma única reunião do conselho.

Fundo da Marinha Mercante

O FMM é um fundo destinado a prover recursos para o desenvolvimento da Marinha Mercante e da indústria de construção e reparação naval brasileiras. Ele é administrado pelo Ministério de Portos e Aeroportos, por meio do Conselho Diretor (CDFMM), e tem como agentes financeiros o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banco da Amazônia e a Caixa Econômica Federal.

Fonte: Informativo dos Portos