Prumo e BG Brasil assinam contrato para transbordo de petróleo no Porto do Açu

Prumo e BG Brasil assinam contrato para transbordo de petróleo no Porto do Açu

A primeira operação está prevista para agosto de 2016

A Prumo Logística e a BG Brasil assinaram contrato para transbordo de petróleo no Porto do Açu, em São João da Barra. O contrato prevê que a BG irá utilizar o TOIL (Terminal de Petróleo) do porto por 20 anos, movimentando um volume médio de até 200 mil barris por dia. Os navios sairão do Porto do Açu e seguirão para clientes da BG em todo o mundo.

Inicialmente, na operação ship to ship será transferido petróleo de navios aliviadores com posicionamento dinâmico para navios Suezmax convencionais. A primeira operação está prevista para agosto de 2016. Segundo Eduardo Parente, CEO da Prumo, com a operação de minério de ferro e de clientes no Terminal 2 desde o ano passado, uma nova linha de negócios foi iniciada com o primeiro cliente no transbordo de petróleo.

A Operação de transbordo da BG será realizada no TOIL, instalado no Terminal 1 do Porto do Açu. Com 3 berços disponíveis ao longo de 1,4 km de quebra-mar, sendo que dois deles serão capacitados para receber navios exportadores tipo VLCC ou SuezMax e um deles apenas SuezMax.

Atualmente o canal do TOIL possui 20,5 m de profundidade, e poderá receber inicialmente navios Suezmax. Até o final de 2017, a Prumo irá aumentar a largura e profundidade do canal, permitindo a operação com navios VLCC. O Terminal, que está licenciado para movimentar até 1,2 milhão de barris de petróleo por dia, também inclui uma área licenciada para armazenamento e tratamento do óleo cru (especificações e blending).

Fonte: Guia Marítimo