Porto Sudeste destaca avanços na descarbonização em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Porto Sudeste destaca avanços na descarbonização em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o Porto Sudeste, terminal privado localizado em Itaguaí (RJ), destacou os avanços significativos em sua jornada de descarbonização. Entre 2021 e 2024, o terminal reduziu em quase 80% as emissões de gases de efeito estufa (GEE) dos escopos 1 e 2, passando de 0,23 para 0,05 KgCO₂e por tonelada movimentada.

Essa redução é resultado de um mapeamento estratégico feito pelo Inventário de Emissões de GEE, elaborado com o software CLIMAS, da WayCarbon, que identifica e quantifica fontes de emissão no complexo industrial e orienta ações de mitigação eficazes. Um dos exemplos práticos foi a substituição da gasolina por etanol nos veículos flex, o que evitou a emissão de 9,4 toneladas de CO₂ entre maio de 2024 e abril de 2025.

O terminal também renovou pelo segundo ano consecutivo o certificado internacional I-REC, atestando o uso de 100% de energia elétrica de fontes limpas, majoritariamente eólicas, o que resultou na neutralização de quase 3 mil toneladas de CO₂ e zerou as emissões de escopo 2. Em 2024, o Porto Sudeste conquistou ainda o selo ouro no Programa Brasileiro GHG Protocol, validando o alto padrão técnico e a transparência na elaboração do inventário de emissões.

Segundo Ulisses Oliveira, diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade, a empresa assumiu em 2023 a meta de reduzir em 50,4% as emissões de escopos 1 e 2 até 2033, com base em 2021, e já eletrificou seus principais equipamentos de movimentação.

Com capacidade atual de 50 milhões de toneladas por ano e licença para dobrar esse volume, o Porto Sudeste se consolida como peça-chave na logística do minério de ferro e derivados de petróleo, ao mesmo tempo em que reforça seu papel na promoção de um desenvolvimento sustentável para Itaguaí.

Fonte: Portos e Navios