
Porto do Rio recebe novo centro de controle e inicia dragagem no Cais da Gamboa
O ministro de portos e aeroportos, Silvio Costa Filho, inaugurou nesta terça-feira (29) o novo Centro de Controle Operacional (CCO) da PortosRio, primeira etapa da implementação do sistema VTMIS (Vessel Traffic Management Information System) no Porto do Rio, que possibilitará o monitoramento em tempo real do tráfego marítimo no terminal carioca.
Com sensores integrados, radares, câmeras e ferramentas de rastreamento, o centro garante visão precisa e integrada das operações, alinhando-se às normas da Marinha do Brasil (Normam 26) para serviços de tráfego de embarcações. “Nos últimos dois anos, o Porto do Rio registrou crescimento superior a 15%, tornando-se um dos que mais se destacaram no país”, destacou Costa Filho.
Na mesma cerimônia, foi assinada a ordem de serviço para o início da dragagem do Cais da Gamboa, pela empresa DTA Engenharia, com prazo estimado de seis meses para conclusão. Segundo o ministro, com a obra, o Porto do Rio poderá atender às demandas do novo ciclo de crescimento econômico do país, atrair investimentos, gerar empregos e ampliar a participação brasileira no comércio global.
O projeto prevê a readequação e a ampliação do canal de acesso, incluindo a dragagem, a elaboração dos projetos básico e executivo, instalação de sinalização e balizamento, além de serviços complementares. Entre outros benefícios, a dragagem vai aumentar a segurança e a eficiência na navegação. Além disso, permitirá reduzir custos, consolidar o porto como hub estratégico e aumentar a arrecadação tarifária e o impacto positivo no PIB regional.
Fonte: Portos e Navios