Porto de Suape registra crescimentos de 23,6% no primeiro bimestre

O complexo bateu recorde na movimentação de cargas chegando a 3,19 milhões toneladas

O Porto de Suape iniciou o ano com recorde na movimentação do primeiro bimestre. Foram 3,19 milhões de toneladas de cargas, 23,6% a mais que o mesmo período de 2014. A companhia que anunciou o recorde, disse que o resultado foi a melhor marca estabelecida em um bimestre para um único mês, já que encerrou fevereiro com um crescimento de 5,1% em relação a janeiro.

Do total movimentado no bimestre, 69% foram granéis líquidos, grupo de carga responsável pelo aumento e que cresceu 43% em relação ao primeiro bimestre do ano passado. Os combustíveis foram as principais mercadorias que passaram por Suape, com crescimento de 45%, das quais se destacaram óleo diesel, óleo combustível, óleos brutos e querosene de aviação. O início da operação da primeira etapa da Refinaria Abreu e Lima, em dezembro passado, contribuiu para o incremento na movimentação.

As outras mercadorias foram contêineres (22%), granéis sólidos (8%) e carga geral solta (1%). Os resultados foram apresentados durante a Intermodal South America, pelo complexo. Para Thiago Norões, secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente de Suape, o complexo vem batendo sucessivos recordes, o que demonstra que a realização de melhorias na infraestrutura e manutenção portuária, nos últimos anos, que tem ampliado os níveis de atendimento e trazendo maior eficiência para as operações.

Fonte: Guia Marítimo