
Porta-Helicópteros Multipropósito “Atlântico” opera com helicópteros das três Forças
Aeronaves da Marinha, do Exército e da Força Aérea alinhadas no convoo do PHM “Atlântico”
Sob coordenação do Comando da 2ª Divisão da Esquadra, a Marinha do Brasil informou que está sendo realizado, pela primeira vez, um Adestramento Conjunto de Emprego de Helicópteros das três Forças Armadas, a partir do Porta-Helicópteros Multipropósito (PHM) “Atlântico”. O objetivo é prover a qualificação de equipagens do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB) em pousos e decolagens a bordo de navios da Marinha do Brasil.
A primeira fase da operação teve início no dia 22 de setembro, com a realização de seminários e adestramentos necessários à qualificação dos pilotos do EB e da FAB, na Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro. A segunda fase iniciou em 5 de outubro e terminou no dia 9 de outubro, com a realização de adestramentos de qualificação e de manutenção operacional dos pilotos das Forças Singulares a bordo do PHM “Atlântico”, fundeado na Baía de Sepetiba.
O Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, acompanhou, na última sexta-feira (9), as atividades do adestramento, a partir do PHM “Atlântico”, no contexto da Operação “Poseidon/2020”.
A Marinha informa que ainda estão sendo realizadas operações conjuntas de infiltração e retirada (terrestres e aquáticas) de Forças de Operações Especiais por helicópteros da Marinha, do Exército e da Força Aérea, partindo do PHM “Atlântico”, sob coordenação do Comando Naval de Operações Especiais (CoNavOpEsp).
*Com informações da MB