
Petrobras divulga edital para tecnologias de geração de energia
A primeira oportunidade, chamada “Edital de Chamada para Projetos de Pesquisa em Tecnologias de Geração de Energia”, tem como objetivo selecionar projetos de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias inovadoras inovadoras para a geração e/ou armazenamento de energia no fundo do mar, com aplicação em poços e plataformas submarinas. O foco é promover soluções sustentáveis e eficientes que contribuam para a transição energética e a exploração responsável dos recursos marinhos, segundo a estatal.
Os projetos devem abordar, mas não se limitam, uma ou mais das seguintes áreas:
Geração de energia a partir de fontes renováveis submarinas (ex.: energia das ondas, marés, térmicas);
Desenvolvimento de tecnologias de armazenamento de energia para aplicação em ambientes submarinos;
Integração de soluções de geração de energia com sistemas de exploração e produção de petróleo e gás; e
Estudos de previsões técnicas e econômicas para a implementação de tecnologias no fundo do mar.
Os detalhes deverão enviar suas propostas até dia 25 deste mês.
Já a segunda oportunidade, chamada “Centro de Excelência de Segurança de Processo”, tem como objetivo central promover o avanço do conhecimento, da tecnologia e da cultura de segurança de processos no Brasil, por meio da integração entre pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico, capacitação profissional e suporte à indústria.
A iniciativa visa preencher uma lacuna crítica no cenário nacional, oferecendo uma infraestrutura inédita para testes em escala real, validação de equipamentos e segurança, além de tecnologias de formação especializada. “O CE-SEPRO será um polo de referência para o desenvolvimento de soluções inovadoras que previnam acidentes industriais, melhorem a confiabilidade operacional e fortaleçam a sustentabilidade ambiental e social das operações industriais”, afirma a Petrobras.
O CE-SEPRO possui, como principais propósitos:
Desenvolver e testar tecnologias de proteção contra incêndios, explosões e falhas críticas;
Realizar pesquisas em análise de riscos, fatores humanos e inteligência artificial aplicada à segurança;
Oferecer treinamentos e certificações em segurança de processos;
Apoiar decisões operacionais com dados técnicos e experimentais; e
Estimular a formação acadêmica e a pesquisa em segurança de processos nas universidades brasileiras.
Os detalhes deverão enviar suas propostas até o dia 30 deste mês.
O módulo “Cooperações Tecnológicas” funciona como um processo seletivo sistematizado e contínuo para seleção de parceiros tecnológicos da Petrobras. A companhia oferece suporte financeiro e cooperação com seu corpo técnico para o desenvolvimento de projetos. Universidades, empresas de todos os portes e TICs, no Brasil e no exterior, podem participar do módulo.
O Conexões para Inovação é o programa de inovação aberto da Petrobras. Ele é dividido em sete módulos: Aquisição de Soluções, Encomendas Tecnológicas, Cooperações Tecnológicas, OpenLab, Residentes, Startups e Transferência de Tecnologias.
Fonte: Revista Brasil Energia