Petrobras bate recorde de interligação de poços

Petrobras bate recorde de interligação de poços

A Petrobras interligou 77 poços no ano passado, um marco histórico na produção offshore, informou a companhia em comunicado divulgado nesta sexta-feira (16). De acordo com a estatal, o resultado reflete a integração de engenharia, tecnologia e gestão de recursos, com impacto estimado em US$ 3,5 bilhões e aumento de 12% no volume total de óleo produzido.

Alguns dos destaques operacionais do ano estão: mais de 650 km de dutos flexíveis e umbilicais lançados, 137 operações de conexão e desconexão submarina, 80 lançamentos de torpedos submarinos e 307 equipamentos de interligação instalados, em mais de 20 unidades de produção e com o apoio de cerca de 25 embarcações de serviço.

De acordo com a Petrobras, a redução média de 20 dias no ciclo de interligação acelerou a entrada de novos volumes de produção, com impacto financeiro adicional de US$ 3,2 bilhões e crescimento de 57% no volume de barris entregues em relação a 2024.

“A integração com a engenharia mostrou, na prática, como o alinhamento entre áreas acelera resultados. O recorde de interligação de poços impacta diretamente a produção, fortalece a confiabilidade das operações e amplia o valor entregue ao negócio”, disse César Cunha, gerente executivo de Águas Ultraprofundas, segundo o comunicado.

O desempenho de 2025 também foi apoiado pela Sala de Integração de Interligação de Poços, que conectou engenharia, produção e gestão de recursos, promovendo maior previsibilidade, gestão de riscos eficiente e decisões baseadas em dados compartilhados.

“A visibilidade dos dados ao longo de toda a jornada permitiu que cada área atuasse de forma coordenada para garantir a prontidão dos poços”, afirmou Renata Baruzzi, diretora de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobras, também segundo o comunicado.

Fonte: Revista Brasil Energia