
Petrobras adquire participação em blocos exploratórios de petróleo na África
A Petrobras anunciou na quarta-feira, 27, que está retomando operações exploratórias na África, com a aquisição de participações em três blocos exploratórios em São Tomé e Príncipe. A decisão, alinhada ao plano estratégico de longo prazo, visa diversificar o portfólio e reconstruir reservas de petróleo e gás. A transação em parceria com a Shell foi resultado de um acordo assinado em março de 2023, que visa impulsionar a transição energética para fontes mais sustentáveis, com investimentos previstos de US$ 102 bilhões. Contudo, a companhia ainda destacou que o processo cumpriu os procedimentos internos e está sujeito à aprovação dos órgãos reguladores locais.
Novas aquisições da Petrobras para a exploração de petróleo na África
A Petrobras está ampliando suas operações exploratórias na África por meio de uma nova parceria com a Shell. A empresa recentemente anunciou a aprovação do Conselho de Administração para adquirir participações em três blocos exploratórios em São Tomé e Príncipe, na costa oeste africana. A decisão de adquirir participações nos blocos exploratórios em São Tomé e Príncipe faz parte de um memorando de entendimento assinado entre os CEOs da Petrobras e da Shell em março de 2023.
O plano estratégico da Petrobras, divulgado em novembro, destacou um investimento significativo de US$ 102 bilhões para os próximos anos. O petróleo e o gás natural são destacados como os principais focos no montante, impulsionando a transição energética para fontes mais sustentáveis. A empresa também planeja distribuir aproximadamente 11,5 bilhões de dólares em projetos destinados a reduzir sua pegada de carbono.
A Petrobras destacou ainda que a aquisição dos blocos em São Tomé e Príncipe junto à Shell seguiu todos os procedimentos internos e padrões de governança da empresa. O processo está em conformidade com o Plano Estratégico 2024–2028+ (PE 2024–28+), e agora está sujeito à aprovação pelos órgãos reguladores locais. A expansão das operações exploratórias da Petrobras na África marca mais um passo na busca por oportunidades estratégicas e parcerias globais.