Pelo terceiro mês consecutivo, portos brasileiros batem recorde de movimentação total

Pelo terceiro mês consecutivo, portos brasileiros batem recorde de movimentação total

Os portos brasileiros movimentaram 118,4 milhões de toneladas de cargas no mês de maio de 2025, o que representa um crescimento de 6,94% em comparação com o mesmo período do ano passado.

O número é o maior registrado para um mês de maio desde o início da série histórica. Nos últimos dois meses do ano, também foram atingidos recordes mensais para a movimentação portuária total.

Os dados do Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) também demonstram que o acumulado de movimentação de janeiro a maio chegou a 531,9 milhões de toneladas.

Entre os destaques percentuais das mercadorias movimentadas estão o Carvão Mineral com crescimento de 26,78% (1,5 milhão de toneladas de cargas), os Fertilizantes com alta de 16,32% (3,8 milhões de toneladas de cargas) e o Gás de Petróleo com aumento de 16,31% (0,4 milhão de toneladas de cargas).

Cargas

As movimentações de granéis sólidos e de cargas conteinerizadas também alcançaram recordes para o mês. O primeiro movimentou 73,4 milhões de toneladas de cargas com crescimento de 7,62% e o segundo chegou a 13 milhões de toneladas (o que representa 1,2 milhão de TEUs), um aumento de 5,15%.

Os graneis líquidos, com um acréscimo de 5,7% frente a maio de 2024, registraram movimentação de 26,5 milhões de toneladas movimentadas, e as cargas gerais atingiram total de 5,4 milhões, com uma alta de 8,23%.

Navegação

Ao longo do quinto mês do ano, a navegação por longo curso foi responsável pela movimentação de 85,6 milhões de toneladas de cargas, um aumento de 7,61% em relação a maio de 2024.

Por sua vez, a movimentação da cabotagem atingiu 24,6 milhões de toneladas, crescendo 3,64% e a navegação interior movimentou 7,9 milhões de toneladas, alta de 11,41%.

Portos Públicos e Privados

Também com recordes de movimentação para maio estão os portos públicos e os terminais privados.

Os portos públicos movimentaram 42,3 milhões de toneladas de cargas no quinto mês de 2025. O número representa aumento de 4,9% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Entre os 20 portos públicos que mais movimentaram no país, o com maior crescimento percentual no mês foi o Porto de Rio Grande (RS), devido aos impactos das enchentes no Rio Grande do Sul no ano passado. O aumento foi de 46,86%, frente a maio de 2024, e a movimentação atingiu 2,5 milhões de toneladas.

Nos terminais autorizados houve um crescimento de 8,1% na movimentação em relação a maio do ano passado. O setor movimentou 76,1 milhões de toneladas de cargas.

Entre os 20 TUPs que mais movimentaram no quinto mês do ano, o com o maior crescimento de movimentação, comparado ao mesmo mês do ano passado, é o Porto Itapoá Terminais Portuários (SC) com uma alta de 27,07%. O terminal movimentou 1,3 milhão de toneladas de cargas.

Painel Estatístico

O Painel Estatístico da ANTAQ pode ser acessado via smartphones e tablets, disponível no site da Agência. Na consulta eletrônica podem ser checados dados de transporte de longo curso, cabotagem, vias interiores, além da movimentação portuária de contêineres.

Fonte: Informativo dos Portos