O Legado Marítimo do Navio-Transporte ‘Custódio de Mello’ na Marinha do Brasil

O Legado Marítimo do Navio-Transporte ‘Custódio de Mello’ na Marinha do Brasil

O Navio-Transporte de Tropas “Custódio de Mello” (G20, anteriormente conhecido como U26, G15 e NTr 1) é uma peça central na rica tapeçaria histórica da Marinha do Brasil (MB). Construído nos Estaleiros Ishikawajima Heavy Industries Co., no Japão, este navio foi o pioneiro em uma série de quatro, abrindo caminho para os “Barroso Pereira”, “Ary Parreiras” e “Soares Dutra”.

História e Construção

A quilha do “Custódio de Mello” foi batida em 13 de dezembro de 1953, marcando o início de sua construção. Lançado ao mar em 10 de junho de 1954, o navio foi incorporado à Armada em 8 de fevereiro de 1955. Nomeado em homenagem ao Almirante Custódio José de Mello, ex-Ministro da Marinha, o navio representou um avanço significativo para a MB na época.

Papel Como Navio-Escola

Entre 1959 e 1986, o “Custódio de Mello” desempenhou um papel vital como Navio-Escola. Sua Primeira Viagem de Instrução de Guardas-Marinha (I VIGM) ocorreu em 1959, ainda categorizado como Navio-Transporte. Durante essas viagens, gerações de guardas-marinha receberam treinamento essencial, aprendendo as habilidades necessárias para a vida no mar e o serviço na Marinha.

Fim do Serviço e Substituição

Em 1986, o “Custódio de Mello” realizou sua última Viagem de Instrução. O ano seguinte marcou o início de uma nova era para o treinamento naval brasileiro, com a introdução do Navio-Escola “Brasil”, que assumiu o papel de formador de novos marinheiros.

Compromisso com o Brasil

O Navio-Transporte “Custódio de Mello” é mais do que um navio; é um símbolo do compromisso do Brasil com a excelência naval e a formação de seus marinheiros. Sua história reflete a evolução e o progresso da Marinha do Brasil e continua a inspirar orgulho e admiração naqueles que conhecem seu legado.

Fonte: Defesa em Foco