Navio de ONG internacional que atua na proteção de baleias chega ao Rio e está aberto à visitação

Navio de ONG internacional que atua na proteção de baleias chega ao Rio e está aberto à visitação

O navio Ocean Warrior, da Sea Shepherd – organização internacional de defesa pela conservação marinha – chegou ao Rio de Janeiro no último sábado (2) e estará aberto para visitação a partir desta quarta-feira (6). As visitas são gratuitas e devem ser agendadas pelo site.

A embarcação, que é totalmente dedicada para patrulhar a pesca ilegal nos mares do Hemisfério Sul, ficará na Marina da Glória, na Zona Sul do Rio, até o próximo dia 10.

O Ocean Warrior tem mais de 50 metros de comprimento e 9 metros de largura. Os interessados vão poder conhecer o navio que, ao longo do ano, realiza ações em alto mar com expedições junto a autoridades governamentais e intergovernamentais de diversos países.

Entre as ações realizadas estão:

Fiscalização de pesca ilegal;
denúncia de pesca predatória;
matança de baleias e golfinhos.
Ao longo dos anos, a Sea Shepherd tem a oportunidade de utilizar os intervalos entre missões para promover visitas a bordo, que já aconteceram em países como Austrália, Reino Unido, Portugal, Estados Unidos e México.

O Ocean Warrior estará disponível para visitas de educação e conscientização entre os dias 6 e 10 de abril. As inscrições são gratuitas e estão abertas no site.

Quem visitar o Ocean Warrior conhecerá detalhes sobre o dia a dia dos voluntários a bordo de uma embarcação da Sea Shepherd e o que os motivou a estarem ali; a importância para a preservação do oceano e as experiências em alto mar.

Os voluntários brasileiros em terra recepcionarão os visitantes na doca e as visitas serão guiadas pela tripulação do Ocean Warrior (com tradução simultânea). Para a visita, será obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação, em dia, contra a Covid-19.

Alimentação sem animais
Uma curiosidade importante no navio é a dieta 100% à base de plantas. Por ser uma organização que vê os animais marinhos como seus ‘clientes’, a Sea Shepherd só oferece receitas veganas para toda a tripulação.

“Mesmo que o dia a dia a bordo exija muita energia nas refeições, todos relatam não sentir nenhuma falta de alimentos à base de origem animal, contradizendo convenções. Uma dieta à base de plantas pode sim ser muito nutritiva e energética”, acrescenta a diretora da Sea Shepherd Brasil.

Sobre a Sea Shepherd
A Sea Shepherd é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1977 pelo capitão e ambientalista Paul Watson, para agir de maneira direta no combate a crimes ambientais nos oceanos e áreas costeiras.

No Brasil desde 1999, a Sea Shepherd luta pela defesa, conservação e proteção da biodiversidade marinha através de pesquisa científica, planos de mitigação e recuperação de ecossistemas marinhos, educação ambiental e treinamento de práticas sustentáveis para multiplicadores.

Fonte: Portal G1