
Navio Aeródromo Multipropósito Atlântico: Uma Noite de História e Cultura em Belém
O Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) tem uma tradição: a “Parada Após o Pôr do Sol”. E nesta segunda-feira (07/08), às 20h, essa tradição ganhará um cenário inédito: o Navio Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico, atracado no Porto de Belém-PA. Este gigante dos mares, o maior navio de guerra da América Latina, será palco de projeções de imagens e sons, proporcionando uma experiência única para os presentes.
Homenagem à Cúpula da Amazônia
Embora a “Parada Após o Pôr do Sol” seja tradicionalmente realizada na Fortaleza de São José da Ilha das Cobras, no Rio de Janeiro, esta edição no NAM Atlântico é especial. A bordo da Capitânia da Esquadra brasileira, a noite será uma homenagem à Cúpula da Amazônia, celebrando os países que compõem esta importante região e toda sua riqueza e esplendor. A apresentação contará com a Banda Marcial e Sinfônica do CFN e uma performance do Pelotão de Ordem Unida Silenciosa, prometendo encantar a todos.
Revivendo a História Brasileira
A “Parada Após o Pôr do Sol” é mais do que uma simples apresentação. É uma viagem pela história brasileira. Com uma superestrutura de luz e som, projeções mapeadas, telões e salva de canhões históricos, o evento relembrará momentos cruciais desde o Descobrimento, em 1500. Além disso, o NAM Atlântico, que tem impressionantes 208 metros de comprimento, estará aberto para visitação pública gratuita, permitindo que todos conheçam de perto esta majestosa embarcação.
Celebrações Continuam por Todo o Brasil
Mas as celebrações não param por aí. Em comemoração ao Bicentenário da Adesão do Pará à Independência do Brasil, a Banda Sinfônica do CFN se apresentará no Centro de Convenções Centenário Assembleia de Deus. E ao longo de agosto, os talentosos militares da Banda de Música, da Banda Marcial e do Pelotão de Ordem Unida Silenciosa do CFN levarão sua arte para Fortaleza-CE, Natal-RN, Recife-PE e Vitória-ES, promovendo cultura e integração nacional.
Fonte: Defesa em foco