Marinha realiza Cerimônia Alusiva ao Dia do Amigo da Marinha no Rio de Janeiro

Marinha realiza Cerimônia Alusiva ao Dia do Amigo da Marinha no Rio de Janeiro

Em 09 de novembro, foi realizada a cerimônia de imposição da Medalha “Amigo da Marinha” na área do Rio de Janeiro. Presidida pelo Comandante de Operações Navais e realizada na histórica Fortaleza de São José, estiveram presentes 120 agraciados que receberam suas medalhas por contribuírem para a divulgação, junto à sociedade, dos valores e tradições da Marinha do Brasil e da importância da mentalidade marítima.

A Ordem do Dia alusiva à data reforçou a importância da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar) e reverenciou espírito e visão do patrono de sua criação, o Almirante de Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca.

O Presidente da Soamar-Rio aproveitou sua alocução para consolidar o compromisso dos agraciados com a expansão do conceito da “Amazônia Azul”, imenso patrimônio brasileiro que demanda inegociável necessidade de proteção, além de citar a comemoração do Bicentenário da Independência do País.

Os convidados também puderam apreciar a apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais executando dobrados e canções navais, ao mesmo que realizava evoluções no Pátio da Fortaleza.

Encerrando a cerimônia e reforçando o compromisso em difundir e ampliar a imagem da MB, os agraciados participaram do Cerimonial à Bandeira narrado, em que foram explicadas todas as ações para o arriamento do Pavilhão. Na sequência, a Bandeira foi arriada, durante o Hino Nacional Brasileiro, e dobrada, ao final, ao som do Hino à Bandeira, cantado pela soprano Primeiro-Sargento (FN) Patrícia Monção, da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais.

Fonte: Defesa em Foco