Marinha encerra buscas por veleiro argentino desaparecido no RS
Tunante II pediu socorro em 26 de agosto e não foi mais vista desde então. Quatro tripulantes estavam a bordo da embarcação, segundo familiares
A Marinha do Brasil anunciou em comunicado que encerrou nesta quarta-feira (22) as buscas ao veleiro argentino Tunante II, desaparecido desde o 26 de agosto no litoral do Rio Grande do Sul. Os trabalhos haviam sido retomadas depois que familiares dos tripulantes enviarem imagens feitas por satélite que poderiam ser da embarcação.
No dia 12 de outubro, o barco pesqueiro Kopesca I encontrou uma balsa salva-vidas que pertencia ao veleiro. O material estava submerso, sem corpos, e foi recolhido a cerca de 100 milhas da costa de Tramandaí. A balsa e outros objetos foram entregues à Capitania dos Portos para uma perícia.
A embarcação de 12,5 metros de comprimento saiu de Buenos Aires com destino a Búzios, no Rio de Janeiro, em agosto. Embarcaram nela o médico oftalmologista Jorge Benozzi, seu genro, Mauro Cappuccio, e dois amigos de infância, Alejandro Vernero e Horacio Morales.
Segundo a Marinha, a Fragata Greenhalgh com helicóptero embarcado, a Corveta Parker, da Armada Argentina, e aeronaves P-95, da Força Aérea Brasileira, realizaram mais de 8 dias de buscas sem encontrar novos indícios ou vestígios do veleiro. O trabalho foi realizado em uma área de cerca de 22 mil km² onde a balsa foi encontrada e também onde as imagens de satélite indicavam suposta presença do veleiro.
Ainda conforme a Marinha, as embarcações empregadas nas buscas já foram dispensadas. Um inquérito será realizado para apurar os fatos, abrangendo a saída do veleiro da Argentina, a parada em La Paloma, no Uruguai, onde a embarcação realizou reparo no mastro, a chamada de socorro no dia 26 de agosto, próxima ao porto de Rio Grande, o recolhimento da balsa salva-vidas no dia 12 de outubro e as buscas realizadas.
Fonte: G1 / RS






