Marinha do Brasil realiza exercício com a Marinha Nacional da França

Marinha do Brasil realiza exercício com a Marinha Nacional da França

A Marinha do Brasil (MB) e a Marinha Nacional da França (MNF) deram início, no dia 16 de março, à Operação “Jeanne d’Arc 2025”. Este exercício conjunto acontece até 2 de abril, nas proximidades de Fortaleza (CE), e tem como objetivo aprimorar a interoperabilidade entre as forças, fortalecer laços de amizade e intensificar a cooperação no campo da Diplomacia Naval.

O exercício contará com a participação de meios navais, aeronavais e de Fuzileiros Navais da MB, como o Navio Doca Multipropósito (NDM) “Bahia” e os Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf), além de navios franceses, como o Porta-Helicópteros Anfíbio (PHA) “Mistral” e a Fragata “Surcouf”. As ações buscam contribuir para a manutenção do nível de adestramento dos meios da Esquadra, além do incremento da cooperação e estreitamento dos laços de amizade entre a MB e a MNF.

Os militares realizarão diversos exercícios, de caráter estritamente militar, como uma Operação Anfíbia (operação naval lançada do mar) na modalidade Projeção Anfíbia com foco em Operação de Evacuação de Não-Combatentes (civis ou membros das Forças Armadas que não estejam envolvidos com o conflito).

Meios envolvidos

A MB alocou para esta missão o NDM “Bahia” e uma série de veículos e aeronaves de alta tecnologia, como a UH-15 e veículos blindados “Piranha”, “ASTROS” e “JLTV”. Além disso, também estão sendo usadas na Operação duas viaturas blindadas “ASTROS”, nove viaturas de 5 toneladas, 15 de categoria leve, duas viaturas do tipo ambulância com UTI, uma viatura de 5 toneladas do tipo “cisterna” e oito CLAnf.

Entre os recursos da França estão o PHA “Mistral”, a Fragata “Surcouf” e embarcações avançadas como a EDA-R e EDA-S.

Fonte: Agência Marinha de Notícias
Acesse: https://www.agencia.marinha.mil.br/