Ibama abre consulta pública sobre descarga marítima de fluidos
O Ibama informou que está disponível para consulta a proposta de Instrução Normativa (IN) que estabelece as diretrizes que regulamentarão as condições ambientais de uso e descarga marítima de fluidos, cascalhos e pastas de cimento nas atividades de perfuração e completação marítima de poços de petróleo e gás.
Os interessados em contribuir com o aprimoramento da normativa poderão enviar comentários e sugestões pela plataforma Brasil Participativo até o dia 8 de março de 2026. Os materiais técnico-informativos que embasaram a elaboração da proposta podem ser acessados na aba “Documentos” na página da Consulta.
Como participar
- Acesse a página da Consulta Pública na plataforma Brasil Participativo;
- Clique na aba ou no botão “Consulta Pública”;
- Clique no balão ao lado de cada item do texto para escrever as observações para aquele trecho (será necessário login pelo gov.br);
- Adicione documentos que possa contribuir para o embasamento de seu comentário (opcional);
- Clique em “Contribuir”.
Perda de fluido na Bacia da Foz do Amazonas
No último dia 6, a Petrobras informou que, no dia 4 de janeiro, foi identificada perda de fluido de perfuração em duas linhas auxiliares que conectam a sonda de perfuração ao poço Morpho, cuja perfuração foi iniciada no dia 20 de outubro de 2025 no bloco FZA-M-59, na Bacia da Foz do Amazonas, na Margem Equatorial Brasileira. Segundo a estatal, a perda do fluido de perfuração foi imediatamente contida e isolada, e as linhas serão trazidas à superfície para avaliação e reparo.
Em comunicado divulgado no dia 6 de janeiro, o Ibama afirmou que as causas do incidente estão em investigação e serão apuradas em processo administrativo. Um dia depois, na quarta-feira (7), o instituto solicitou que a Petrobras elabore um relatório acerca dos fatos que levaram ao acidente de vazamento de fluido de perfuração.
Fonte: Revista Brasil Energia






