Grupo de trabalho avança na elaboração de prática recomendada para descarbonização dos portos

Grupo de trabalho avança na elaboração de prática recomendada para descarbonização dos portos

 Com o intuito de avançar nas discussões sobre a descarbonização do setor aquaviário, foram iniciadas as reuniões do grupo de trabalho para a construção da futura Norma de Prática Recomendada para Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).

O grupo de trabalho é composto pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), o Ministério de Portos e Aeroportos, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a Aliança Brasileira para Descarbonização dos Portos e especialistas do setor e faz parte das ações propostas por Memorando de Entendimento firmado no início de 2025.

Prática recomendada é um tipo de norma ténica oferece orientações, diretrizes e modelos de avaliação para as organizações, sem ter a mesma exigência de cumprimento de uma norma ou de um sistema de gestão.

Com isso, a norma será uma referência nacional para portos, terminais, operadores e demais stakeholders comprometidos com a transição energética e o alcance das metas climáticas globais.

Além disso, o documento vai promover o nivelamento de conhecimento entre os atores do setor a respeito da elaboração de inventários de Gases de Efeito Estufa quanto aos escopos 1,2 e 3.

Vai definir termos, definições e padrões técnicos voltados à descarbonização de portos, terminais e demais instalações portuárias; e estimular a adoção de práticas sustentáveis e integradas que contribuam para a mitigação das mudanças climáticas no setor.

Fonte: Antaq